FestPoa Rural celebra a produção e cultura rural de Porto Alegre

, com atividades na Região Extremo Sul e no Centro de Eventos Ervino Besson (Av. João Salomoni, 1340 – Vila Nova), na Região Centro-Sul. A FestPoa Rural tem o objetivo de celebrar a produção rural, conscientizar os porto-alegrenses e visitantes sobre a qualidade e variedade dos produtos locais, promovendo o turismo rural.

Realizada pela Associação Porto Alegre Rural – organizadora dos roteiros Caminhos Rurais há 18 anos -, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), a FestPoa Rural busca também incentivar novos empreendedores à atividade rural e ampliar o mercado consumidor para os produtores da região. São apoiadores desta iniciativa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDet), Sindicato Rural de Porto Alegre, Associação dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre (Rama) e escritório local da Emater.

Programação:

O evento terá como destaque principal a Feira da Produção Rural, com a presença de

• Produtores e artesãos locais e regionais;
  • Produtos das agroindústrias familiares, produção orgânica e artesanato típico, incluindo das aldeias indígenas do Extremo Sul;
  • Oficinas de artesanato, sustentabilidade e gastronomia, incluindo a de churrasco na parrilla.

Sustentabilidade Ambiental:

No contexto de celebrar a cultura e a produção, a FestPoa Rural tem a preocupação com a sustentabilidade ambiental e, por conta disso, terá:

• Gestão de resíduos sólidos, redução de descartáveis e separação adequada;
  • Expositores de materiais e equipamentos sustentáveis;
  • Compartilhamento de características das formas de preservação ambiental.

Programação Cultural:

A programação cultural do evento conta com uma série de atrações:

• Shows de artistas regionais como Guri de Uruguaiana, Shana Muller e Tonho Crocco; – Apresentações locais como a invernada adulta do CTG Lanceiros da Zona Sul e o cantor e compositor Carrãozinho;
  • Atividades para crianças com a Turma do Sassaricó e o Festival de Cultura Kombina; – Atividades ao ar livre como cavalgada e trilha no Morro São Pedro, e inauguração do roteiro Caminhos Rurais do ônibus Linha Turismo.

A FestPoa Rural é uma oportunidade ímpar para a população de Porto Alegre, região metropolitana e arredores conhecerem de perto a cultura e os saberes das propriedades rurais, incluindo as comunidades indígenas, e se encantarem com tudo o que o meio rural tem a oferecer.

Venha viver o rural dentro de Porto Alegre!

Cíntia Carvalho