Estacionamento no Palácio do Comércio

A casa da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), o Palácio do Comércio, agora conta com um estacionamento no andar térreo.

 

Tomado pela enchente de maio do ano passado, que atingiu um metro e oitenta centímetros do prédio histórico, o andar, antes ocupado pelo atendimento ao público da Junta Comercial, agora é um estacionamento.

 

O espaço, que desde abril funciona sob gerenciamento da Lyon Park, possui em torno de 50 vagas rotativas, sendo 35 vagas fixas e 20 com manobrista, além de entrada e saída pela avenida Mauá. Possui acesso direto aos elevadores do Palácio do Comércio. 

 

A novidade atende a uma demanda do comércio do entorno do Palácio. Com a nova opção para estacionar os clientes do Mercado Público e demais comércios, tem a conveniência de estacionar os carros mais próximo, com segurança e comodidade. 

 

Outro benefício é para os locatários. A ACPA possui espaço para a realização de festas, reuniões, eventos empresariais e treinamentos. Com acesso direto para os elevadores, a realização de eventos se torna mais segura, ágil e cômoda. 

 

O prédio histórico está listado como patrimônio de estruturação do município de Porto Alegre, sendo obrigatória a manutenção da sua fachada, porém, com autorização para intervenções internas. “É importante destacar que preservamos todas as características do projeto original do prédio, respeitando sua história”, explicou a presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert. 

 

Com a nova ocupação, um elemento ganha destaque. Um vitral, localizado no teto central e que antes ficava escondido, ganhou protagonismo. A obra faz parte do projeto original do arquiteto José Lutzenberger, responsável pela mesma e pelo projeto arquitetônico do Palácio do Comércio.     

 

O estacionamento é aberto ao público. Funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira, podendo ser estendida em dias de evento nas entidades que ocupam o prédio, e das 8h às 14h nos sábados.