Cartilha do Empreendedorismo Feminino é lançada
30 setembro, 2025A Cartilha do Empreendedorismo Feminino foi lançada durante evento na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), onde reuniram-se empreendedoras de vários segmentos para a apresentação do documento.
A cartilha foi desenvolvida pelo Gabinete da Deputada Estadual Delegada Nadine em parceria com o Núcleo da Mulher Empreendedora (NuME) da ACPA.
O NuME, juntamente com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino e da Força da Mulher Gaúcha, acredita que o empreendedorismo é uma das maiores forças de transformação na vida de uma mulher. É através dele que a mulher conquista sua independência financeira e emocional, cresce como profissional e como ser humano, gera empregos e renda, realiza sonhos e encontra propósito no que faz. Empreender é mais do que abrir um negócio: é abrir caminhos para se desenvolver, para se fortalecer e se satisfazer com suas próprias conquistas. A cartilha surge para despertar essa visão — de realização, de autonomia e de poder — mostrando que empreender é também uma forma de viver plenamente a sua essência.
“Sempre defendi que as mulheres conquistem sua autonomia financeira, e essa cartilha surge a partir desta missão que nasceu através da criação da frente parlamentar”, afirma a deputada estadual Delegada Nadine
A cartilha traz um guia completo com passo a passo para começar um negócio e também para organizar o já existente. Orientações, planejamento, obrigações empresariais, desenvolvimento, documentação e outros aspectos que envolvem um negócio estão no conteúdo do material.
De acordo com a coordenadora do NuME, Kaká Cerutti, a cartilha nasce como um instrumento de inspiração e de direcionamento para mulheres que já empreendem ou que desejam iniciar sua jornada no empreendedorismo. Kaká completa: “Muitas vezes, elas não sabem por onde começar, como pedir ajuda ou quais passos seguir para estruturar ou expandir seus negócios. Essa iniciativa do NuME, em parceria com a deputada Nadine, é justamente sobre abrir caminhos, oferecer suporte prático e, acima de tudo, mostrar que nenhuma mulher precisa caminhar sozinha nesse processo”, explica. “O empreendedorismo feminino é força, transformação e impacto, e esta cartilha é um convite para que mais mulheres possam se reconhecer e se fortalecer como protagonistas de suas histórias”, completa a coordenadora.
O guia está disponível através do link: http://linktr.ee/delegadanadine