Colaboração e networking são destacados por associações comerciais da região Sul.
30 setembro, 2025O valor do networking e da colaboração entre associações empresariais é destacado para a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) por três entidades da região Sul do país. Em entrevista à CACB, as associações integrantes do grupo G50+ enfatizam a importância da ação coletiva para amplificar a voz dos empreendedores.
A integração é destacada por Susana Vellinho Englert como um ponto chave do seu trabalho. A presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), do Rio Grande do Sul, afirma que a união de esforços produz resultados mais eficientes e eficazes junto na atuação da associação junto à comunidade. “Não tem nada melhor do que nós nos integrarmos e somarmos os nossos feitos, de tal maneira que a gente deixa de ser uma associação para sermos várias”, afirma.
“Queremos somar esforços para que a gente possa ser uma grande rede de capilaridade no Brasil”, completa. A presidente cita a visão da ACPA, para quem o associativismo é um meio eficaz tanto para a defesa dos interesses dos empresários, quanto para o desenvolvimento econômico e social da comunidade.
Já o presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL-SJ), em Santa Catarina, Gilberto João Rech, reforça que o associativismo se impõe, na atual realidade, como uma excelente estratégia de atuação, ou ainda, “uma necessidade”.
“A nossa entidade representa e defende os interesses da classe empresarial, para que tenhamos um futuro promissor, um futuro melhor”, aponta. Ao atuar junto às empresas, o trabalho das entidades resulta na melhoria constante da qualidade e da produtividade, com ganhos significativos para a economia dos municípios da região.
Também de Santa Catarina, o presidente da Associação Empresarial de Lages (ACIL), Antônio Wiggers, indica que costuma participar de encontros entre associações, com foco na melhoria de atividades e serviços oferecidos por ele. Para Wiggers, a colaboração é fundamental para que as entidades alcancem seu objetivo.
“Temos trabalhado muito no sentido de melhorar as infraestruturas para proporcionar o desenvolvimento econômico. Tudo gira em torno do desenvolvimento econômico”, resume. O associativismo promovido pela entidade contribui para o ambiente de negócios e atrai novos investimentos, refletindo diretamente do desempenho da força econômica da serra catarinense.