Capacita ACPA | Paulo Afonso Pereira

A edição do mês de junho do Capacita ACPA aconteceu nesta sexta-feira (21/06), com o tema: “Como não errar ao escolher minha marca”. A palestra foi ministrada pelo especialista em planejamento de marcas, Paulo Afonso Pereira.
Com vasta experiência no segmento de registros de marcas e patentes, Paulo Afonso exerceu, entre outras atividades, a de Dirigente Regional do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual do Rio Grande do Sul.
O convidado iniciou o bate-papo revelando uma curiosidade sobre a origem do nome “patente”. Segundo ele, somente no Rio Grande do Sul a expressão refere-se à “vaso sanitário”. “Quando o vaso sanitário chegou ao Estado, vinha impresso na louça o nome Patente Registrada. Com isso, ao se referir sobre a utilização da louça, usava-se a expressão ‘patente’”, explicou.
Para Paulo Afonso, a força de uma marca vai muito além de nome ou logo, visto que representa a identidade de uma empresa, seus valores e o compromisso firmado com o cliente. “Uma marca forte constrói reconhecimento e confiança, diferenciando seus produtos ou serviços no mercado competitivo”, destacou.
Ao se registrar uma marca é preciso alguns cuidados, atentou Paulo Afonso. Fazer uma pesquisa preliminar da marca pretendida na base de dados do INPI, evitar marcas que sejam foneticamente similares ou visualmente parecidas com marcas existentes são algumas delas. Outro alerta feito pelo especialista foi o cuidado que se deve ter após o registro. Conforme disse, é crucial monitorar o mercado para detectar e agir contra possíveis infrações ou uso indevido da marca.
Há ainda cuidados necessários para preservar a marca. Paulo Afonso apontou alguns erros bem comuns, como negligência à pesquisa preliminar, subestimar o valor do registro, desconsiderar o aconselhamento profissional, entre outros.
Ao finalizar a apresentação, Paulo Afonso Pereira destacou ainda que uma marca forte e bem protegida se torna um ativo valioso e essencial para a empresa.