Bom Dia Associado 27/06 | Irio Piva

A edição do Bom Dia Associado aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), na sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). No evento foi apresentado o case do Grupo Elevato, administrado pelos irmãos Irio e Arcione Piva.
Na abertura, a presidente da Associação Comercial, Suzana Vellinho Englert, destacou a importância de compartilhar a trajetória de empreendedores que inspiram. “Os irmãos Piva possuem uma história cheia de superação e espírito empreendedor, que é fruto de um pensar grande”, evidenciou.
O diretor do Grupo Elevato, Irio Piva, contou alguns fatos que o conduziram até a criação da primeira loja Elevato. Nascido no município de Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, Irio começou a trabalhar aos 9 anos em casa de família ajudando nas atividades do lar. Aos 15, veio para Porto Alegre, onde conseguiu emprego no qual permaneceu por 11 anos. Nesta experiência profissional, passou por todos os setores da empresa, adquirindo, assim, conhecimentos que vieram a ajuda-lo na construção da Elevato.
Foi nesta época que surgiu a oportunidade de comprar um negócio no setor de construção. A primeira providência foi a mudança do nome antigo da empresa adquirida. “Queria um nome em italiano, de fácil pronúncia e que em português e em italiano tivesse o mesmo significado. O nome foi extremamente pensado”, explicou Irio.
De acordo com Irio, na época não havia lojas especializadas em materiais de acabamentos. Com isso, o empresário viu uma oportunidade de ter um negócio diferenciado. “Percebi que era um nicho a ser explorado: desenvolver uma loja-conceito”, revelou.
Hoje, o Grupo Elevato é composto por 29 lojas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e um centro de distribuição localizado no município de Gravataí. O Grupo possui marcas próprias, que foram desenvolvidas para se relacionar com as necessidades de cada público, que são: Elevato, Elevato Casa, Stilo Elevato, Wellness Shop by Elevato, Acaba Obra e Revest Casa.
Ao final, Irio Piva fez duas revelações. A primeira é a de que não irá se aposentar, apenas diminuir o ritmo de trabalho e que a próxima geração já está em processo preparatório para a sucessão. A outra revelação foi a admiração que tem pelo empresário Jorge Gerdau. “Tive a oportunidade de ser entrevistado por ele. Foi um sonho”, revelou.