ACPA celebra 165 anos com lançamento de livro.

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) completou 165 anos e para celebrar essa data tão especial, a entidade lançou o livro “165 anos da Associação Comercial de Porto Alegre” que traz a história do comércio e do empreendedorismo na capital dos gaúchos.
A responsável pela obra é a historiadora e pesquisadora Suzana Porcello Schilling junto com uma equipe de profissionais especializados na elaboração de livros históricos. “A obra apresenta muitos protagonistas, que trabalharam para desenvolver a atividade comercial e trazer prosperidade para Porto Alegre. Através das atas, relatórios, álbuns de fotografia, entrevistas e várias outras fontes documentais percebi a grandiosidade dos feitos daqueles que se circularam pelo Palácio do Comércio”, revelou a historiadora.
Para a presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert a leitura do livro demonstra que as dores enfrentadas pelos primeiros empreendedores persistem. “O que mudou são as condições, os personagens e os ambientes em que os obstáculos se apresentam. As páginas nos proporcionam uma viagem no tempo contando a história do comércio e do empreendedorismo de Porto Alegre. O livro ACPA 165 anos é uma ode à coragem, ao destemor daqueles que, em condições muito mais adversas que as atuais, conseguiram se integrar à terra que lhes foi prometida”, definiu.

A obra contou com o patrocínio e apoio institucional de empresas que acreditaram no projeto e na valorização da história. São elas: Évora, Renner, Shopping Total, Grupo IESA, Unimed, CIEE RS, Gerdau, Panvel, SLC, SICOOB, Sicredi e Banrisul.