MENUPOA 23/07 | Estratégias para o avanço da reconstrução de Porto Alegre

A edição desta terça-feira (23/07) do MenuPOA, realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), abordou mais uma vez as ações que estão sendo realizadas e planejadas para a recuperação de Porto Alegre pós-enchentes.
Com o tema: “Estratégias para o avanço da reconstrução de Porto Alegre”, o vice-prefeito, Ricardo Gomes e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade e Coordenador Geral do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre, Germano Bremm, foram os convidados para debater o assunto.
Antes do painel, o vice-presidente em exercício da ACPA, José Paulo Martins, deu as boas-vindas ao público presente. Em sua fala, ele destacou o papel da entidade nos assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico e social da cidade e o trabalho desenvolvido pelos gestores municipais, vereadores e todos os administradores públicos para a recuperação da cidade.
O vice-prefeito iniciou mencionando o momento delicado que o município e o Estado estão passando devido as enchentes ocorridas no mês de maio. Ricardo disse que o custo da reconstrução da cidade é de R$ 12,3 bilhões, conforme apurado pela Prefeitura. O valor é maior até que o próprio orçamento previsto para o município, de R$ 11,5 bilhões.
“Há ainda em torno de R$ 120 milhões em planos de trabalho aprovados. Mas, até agora, não chegamos a receber 1% deste valor todo do Governo Federal. A recuperação da cidade passa por obras públicas, de infraestrutura e reconstrução de serviços que foram afetados”, divulgou Ricardo Gomes.
Durante o evento, foi apresentada uma plataforma de Business Intelligence, que deverá estar disponível ao público em breve, onde serão concentradas todas as informações da Prefeitura relacionadas às movimentações financeiras pertinentes a esta reconstrução. Porto Alegre precisa, de acordo com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, R$ 784 milhões para equipamentos públicos e infraestrutura, R$ 5,5 bilhões para habitação, R$ 383 milhões em abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo das águas pluviais, quase R$ 400 milhões para novos diques de proteção e R$ 4,7 bilhões para expansão da macrodrenagem.
Germano Bremm destacou a visita de pesquisadores holandeses para inspecionar a cidade a fim de propor soluções. “Naturalmente, eles vão trabalhar com universidades locais e parceiros daqui de Porto Alegre para desenvolver um plano estratégico de intervenções para solucionar estes problemas. Vamos detalhar isto um pouco mais para um plano de futuro a médio e longo prazo para as ilhas, por exemplo”, disse o Coordenador Geral do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.
O evento na íntegra está disponível no YouTube, no canal da ACPA.