Prevenção e Resolução de Conflitos entre Sócios foi o tema do Capacita ACPA

O Capacita ACPA, evento promovido pela Associação Comercial realizado na última sexta-feira (16/08), tratou sobre o tema: “Como prevenir e evitar conflitos entre os sócios?”, com a advogada e professora Laís Machado Lucas.
Um dos pontos abordados pela palestrante foi o motivo que une pessoas em uma sociedade empresarial. O público participante apontou alguns fatores responsáveis por esta união, como, sonhos em comum, ampliação dos recursos financeiros, objetivos comuns, afinidade no relacionamento, entre outros pontos.
A advogada destacou que, para se ter uma sociedade empresarial saudável e segura, é preciso ter documentado todos os pontos que envolvem o negócio, prevendo todas as situações possíveis da relação. Lais ressaltou que as desavenças entre sócios se dão, normalmente, quando a empresa está bem financeiramente.
Algumas situações podem interferir na relação societária, disse Laís, como: desalinhamento de interesses, falta de comunicação entre os sócios, interferência de terceiros, expectativas pessoais, eventos adversos como falecimento, crise ou sucesso financeiro. “O ideal é pensar nas condições da sociedade quando todos estiverem de bem, além de ter um contrato social muito bem estruturado”, frisou.
Segundo a palestrante, os conflitos podem ser evitados quando a sociedade tem suas condições bem definidas através de documentos, que são: contrato social, acordo de sócios, protocolo familiar e acordo de fundadores.
Ao finalizar, Laís alertou para situações que precisam da atenção e que são importantes prever na união societária.

– Apuração de haveres na saída de sócios;
– A participação societária;
– Falecimento de sócio;
– Não concorrência pela parte de deixa a sociedade;
– Administração da sociedade;
– Ingresso de novos sócios;

A advogada destacou, ainda, a importância de manter os documentos relacionados à sociedade atualizados e acessíveis às partes envolvidas.