Entidades setoriais apresentam aos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre uma Agenda Institucional voltada o setor de Comércio e Serviços

Representantes das entidades de comércio e serviços da Capital reuniram-se com os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre, nesta terça-feira (03/09), no Palácio do Comércio, durante o evento MenuPOA. Estiveram presentes os candidatos Carlos Alan (PRTB), Fabiana Sanguiné (PSTU), Felipe Camozzato (NOVO), Juliana Brizola (PDT), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB).

Na ocasião, foi entregue aos candidatos a Agenda Institucional, que propõe diretrizes para o desenvolvimento econômico e social da cidade. O documento é assinado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA) e Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (Sindha).

Como pauta prioritária, as entidades destacaram a necessidade de ações imediatas para prevenir novas enchentes, incluindo a criação de uma governança integrada entre o Município, a Região Metropolitana, o Estado e a União. As propostas envolvem o desassoreamento do Guaíba e dos arroios internos, melhorias no sistema de diques, além da reforma e garantia do pleno funcionamento das casas de bombas em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Dirigentes das Entidades:

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, ressaltou a inédita união das entidades em torno de um objetivo comum: a retomada econômica e a reconstrução da Capital, independentemente de posições políticas. Ao agradecer a presença dos candidatos, o presidente da CDL POA, Irio Piva, apresentou as propostas das entidades relacionadas à infraestrutura urbana e mobilidade. “Investimentos que qualifiquem a mobilidade devem gerar receitas para a cidade. A rodoviária é um ponto crítico de Porto Alegre, especialmente em comparação com outras capitais”, destacou.

A reivindicação por segurança pública foi destaque na fala do presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva. “Porto Alegre é o coração do comércio do Rio Grande do Sul. O aperfeiçoamento do monitoramento das ruas e o aumento do efetivo podem tornar o comércio mais próspero e seguro”, sugeriu o dirigente. O presidente do Sindha, Paulo Geremia, reiterou o potencial turístico da Capital e sugeriu o investimento em uma estrutura de governança público-privada focada no planejamento estratégico para o turismo. A construção de um centro de convenções também foi incluída entre as demandas. Já o presidente do SHPOA, José Reinaldo Ritter, abordou a importância da responsabilidade social e da capacitação e qualificação profissional.

Propostas dos candidatos

Por ordem alfabética, o candidato Carlos Alan (PRTB) foi o primeiro a expor suas propostas, defendendo um novo patamar de desenvolvimento para a cidade. Segundo ele, os cidadãos devem ser tratados como clientes, e os políticos, como gestores. “Precisamos pensar a cidade como um todo, sem ideologias, especialmente após as dificuldades que enfrentamos”, argumentou.

A candidata à prefeitura Fabiana Sanguiné (PSTU) destacou a importância de atender às necessidades das populações mais vulneráveis. Ela mencionou os problemas enfrentados pela Capital durante as enchentes e afirmou que a reconstrução ainda não chegou às áreas periféricas. “Há um jogo de empurra entre as esferas municipal, estadual e federal. Os pequenos comerciantes estão se endividando porque não conseguiram acessar os benefícios”, observou.

Felipe Camozzato (NOVO) compartilhou sua experiência como empresário, afirmando que “empreender hoje em Porto Alegre é um ato de solidariedade, pois estamos revitalizando e reinvestindo na cidade”. Ele criticou o atual sistema de proteção contra cheias e defendeu a necessidade de coragem para implementar saneamento básico em toda a Capital. Em sua visão, o futuro de Porto Alegre não foi levado pelo ralo, mas sim seu passado.

Juliana Brizola (PDT) ressaltou a necessidade de diálogo e união para que a reconstrução vá além do esperado e garanta à população a segurança de que uma enchente como a de maio não se repetirá. Grande parte de seu discurso foi dedicado à educação. “A educação é o motor do desenvolvimento econômico; sem ela, não teremos mão de obra qualificada”. Brizola também lamentou a posição de Porto Alegre no ranking do IDEB Nacional.

Maria do Rosário (PT) enfatizou que a reconstrução da cidade exige diálogo, determinação e muito trabalho para garantir qualidade de vida e educação para todos. Ela propôs trazer para o Rio Grande do Sul investimentos do programa de desenvolvimento econômico liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e trabalhar em sintonia com o governo federal. “Não podemos perder recursos por falta de projetos, e, sem a manutenção básica da cidade, não há como avançar”, afirmou. A candidata também se comprometeu a aumentar em 50% o efetivo da Guarda Municipal por meio de concurso público.

O prefeito Sebastião Melo, candidato à reeleição, agradeceu à Associação Comercial de Porto Alegre por ter sido sensível às demandas da população e auxiliado o município em um momento tão difícil. Melo disse que, sob sua liderança, Porto Alegre passou por grandes mudanças, incluindo a redução de impostos e o aumento da arrecadação municipal. Ele afirmou que seu governo está comprometido com a prosperidade da cidade. Sobre as enchentes, lembrou que a proteção contra cheias é uma responsabilidade compartilhada.

Agenda Institucional do Comércio de Bens e Serviços

1. Segurança Pública: Implementação de melhorias na segurança das áreas comerciais para assegurar um ambiente seguro a lojistas, restaurantes, hotéis e consumidores.
  2. Infraestrutura Urbana e Mobilidade: Aperfeiçoamento da infraestrutura nas áreas comerciais, facilitando o acesso e a mobilidade, com projetos estruturantes de médio e longo prazo.
  3. Incentivos Fiscais e Desburocratização: Redução da carga tributária e simplificação de processos burocráticos para lojistas, prestadores de serviços e empreendedores.
  4. Promoção do Comércio de Bens e Serviços e do Turismo Local: Estímulo ao consumo no comércio local e ao turismo, com o objetivo de fortalecer a economia da cidade.
  5. Responsabilidade Socioambiental: Promoção de práticas sustentáveis no comércio, visando à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, considerando os impactos ambientais atuais.

6. Capacitação e Qualificação Profissional: Oferta de oportunidades de capacitação para jovens e pessoas com mais de 60 anos, interessadas em ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho.

Confira o documento neste link: acesse aqui