O Capacita ACPA, realizado na sexta-feira (13/09), abordou o tema: “A importância da Gestão para os Pequenos Negócios”

O Capacita ACPA, realizado na sexta-feira (13/09), abordou o tema: “A importância da Gestão para os Pequenos Negócios”. O conteúdo foi apresentado pela consultora do SEBRAE e diretora da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Isabel Reis.

Toda a empresa, independente do seu tamanho, enfrenta uma série de desafios desde momento da sua abertura. Para o pequeno empreendedor, é mais desafiador ainda, por que normalmente ele cuida de toda a operação da empresa. Sobre isso, a consultora chama a atenção para os principais desafios enfrentados pelo pequeno empreendedor.

Isabel Reis citou algumas situações que caracterizam esses desafios: dificuldade em se ausentar do negócio por um período longo para investir em qualificação; separar o dinheiro da empresa do dinheiro da vida pessoal; definição de estratégias; e falta de prática para enfrentar as necessidades e expectativas dos colaboradores.

Isabel mencionou também alguns pilares, segundo ela, essenciais para o bom desempenho de um negócio. A liderança é um deles. De acordo com a profissional, a comunicação e o exemplo são elementos importantes para a boa performance dos funcionários e, consequentemente, do negócio. “A busca de conhecimento para identificar oportunidades de inovação é uma das características de um gestor. A inovação não é inventar algo novo e, sim, aplicar algo que tenha funcionado em uma empresa e que pode ajudar outros negócios”, explicou Isabel.

Outro ponto abordado foi a importância de se ter estratégia e planos de ação. O recomendado pela convidada do Capacita ACPA é levantar quais metas e indicadores devem ser estabelecidos, como acidentes de trabalho, capacitação de colaboradores, reclamação de clientes, faturamento e despesas.

A consultora afirmou ainda que a chave para ter boas ideias para o negócio está em diversificar a rotina, buscando diferentes experiências e fontes de inspiração. Conforme Isabel, uma maneira de fazer isso é participar de eventos e feiras de diferentes áreas de atuação. “Você pode ter vários insights, e uma forma de potencializá-los é convidar a sua equipe para uma sessão de compartilhamento de ideias”, sugeriu. “Outra maneira de otimizar os negócios é analisar casos de sucesso dentro da sua área de atuação e também casos de insucesso, para avaliar o que pode e o que não pode ser feito na hora de criar”, completou.