O Capacita ACPA, realizado nesta sexta-feira (04/10), teve como tema: “Posicionamento e Branding Pessoal

O evento é promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre e se propõe a promover aos empreendedores a busca por conhecimento e conexão para os negócios.
O tema abordado durante o evento apresentou o conceito de que marca vai além de uma logomarca, pois está relacionada com o que dissemos, fazemos e pensamos. Ou seja, são todas as experiências vividas através de um produto ou serviço, empresa ou pessoa.
De acordo com a estrategista, a marca pessoal é a representação única de alguém onde as habilidades e experiências são evidentes, e isso influencia como o profissional é percebido no mundo corporativo e pessoal. “A marca que se deixa nas pessoas é o que conta. É a diferença nas relações”, destacou Kaká.
A palestrante abordou o conceito de Branding Sistemático, que aplica a uma abordagem integrada a qual considera todos os elementos de interações de uma marca como parte de um sistema maior. No Branding Sistêmico, a essência pessoal é fundamental para construir uma marca corporativa autêntica e sólida.
A formação da marca pessoal, segundo Kaká, envolve características que fazem parte da experiência de vida como: autoconhecimento, essência única, personalidade, autenticidade e comunicação estratégica. “Posicionamento pessoal é a maneira como você se diferencia e é percebido pelos outros em seu ambiente profissional e social”, afirmou.
A especialista destacou ainda que um posicionamento claro e autêntico é crucial para o sucesso de uma marca pessoal. Conforme Kaká, isso ajuda a destacar o profissional no mercado, tornando-o memorável e relevante para as pessoas com quem se relaciona. Um posicionamento bem definido, argumenta, “facilita o reconhecimento do seu valor por outros profissionais, clientes e parceiros”.
Ao finalizar o evento, Kaká evidenciou alguns elementos importantes para um networking eficaz, que são: autenticidade, escuta com atenção e contribuição com valor, seja através de conhecimento, conexões ou outros meios. “Networking não é uma atividade única: é um processo contínuo”.