O Capacita ACPA, realizado na manhã desta sexta-feira (18/10) pela Associação Comercial de Porto Alegre teve como tema: “Transformando clientes em fãs”. Will Weber, mentor de empreendedorismo de experiência, compartilhou com os participantes experiências vivenciadas no âmbito profissional e pessoal, que resultaram na abertura de empreendimentos.
Os negócios que proporcionam aos clientes experiências afetivas estão ganhando cada vez mais espaço e se destacando no mercado, considera Will. De acordo com ele, o cliente está disposto a pagar um valor acima do praticado no mercado quando o empreendimento entrega experiência afetiva, ou quando este sente que viver aquele momento desperta sentimentos bons.
De acordo com o palestrante, surpreender o cliente nos pequenos detalhes é o caminho para criar a fidelização e reputação de uma marca. Will compartilhou uma vivência pessoal para exemplificar. “Em uma comemoração do Dia dos Namorados, consegui fazer uma reserva em Gramado de última hora. No dia seguinte, amanheceu chovendo, e eu não havia programado nada para fazer com chuva. Quando menos esperei, uma folha passou debaixo da porta e, para a minha surpresa, eram dicas de programação para fazer naquele dia. Ao sair do quarto encontrei um guarda-chuva”, relatou Will.
O convidado do Capacita ACPA também apresentou três passos para uma imersão bem sucedida, que são: criar histórias, construir gatilhos mentais e despertar curiosidades. A conexão desses três passos cria uma estrutura segura para reter o cliente. Segundo ele, as histórias são criadas através do consumo e a construção dos gatilhos é o momento que traz boas memórias e a curiosidade retém o cliente no momento da experiência.
“Precisamos ter a consciência de que a maneira como nos conectamos mudou”, expressou Will Weber ao final.