ACPA premia vencedores na 3° edição do Prêmio Paulo Vellinho

A Associação Comercial de Porto Alegre promoveu a cerimônia de premiação da terceira edição do Prêmio ACPA Paulo Vellinho. A edição deste ano homenageou o empresário Zelio Hocsman, membro do Conselheiro Benemérito e Vice-Presidente do Conselho Superior da ACPA. O evento, transmitido pelo YouTube da entidade, aconteceu no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial, de forma híbrida, com a participação dos agraciados e convidados.

 

O prêmio tem como objetivo reconhecer empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e colocaram a cidade como protagonista, bem como homenagear um dos mais relevantes empreendedores do Brasil: o empresário gaúcho Paulo Vellinho. O nome do empresário permanece no prêmio e a cada edição o reconhecimento será concedido para uma pessoa com representatividade no mundo corporativo ou ligado à Associação Comercial, caso de Hocsman este ano.

 

Anual, o prêmio contou em sua nova edição com oito categorias: Empreendedorismo, Inovação & Tecnologia, Marketing & Comunicação, Política, Serviços, Terceiro Setor, Turismo, Varejo. Além destas, a categoria Fora da Curva foi revelada no final da premiação, a qual agraciou o empresário Thiago Ribeiro, diretor-geral do South Summit Brasil.

 

A presidente da Associação Comercial, Suzana Vellinho Englert, evidenciou o significado de ser empreendedor e destacou a trajetória do empresário Paulo Vellinho, seu pai, falecido em 2022. “Para viver uma trajetória com tantos desafios, encarar aberturas de mercados e testar produtos inovadores, buscar fornecedores e parceiros, foi preciso criatividade para resolver impasses e perseverar para ir adiante. Empreender é isso: adaptar-se, ser insistente, mirar o futuro e colocar empenho permanente para alcançar objetivos”, disse Suzana. “Empreender é ter ousadia para estar à frente da concorrência”, completou.

 

A presidente da ACPA falou ainda sobre o homenageado da edição, o empresário Zelio Hocsman. “Zelinho, como é conhecido pelos mais próximos, é uma referência no meio empresarial e esportivo. Gremista fervoroso, tem o bom humor como uma de suas características mais evidentes. Mas não somente isso, pois está sempre disponível para aconselhar, orientar e apoiar de forma estratégica tudo que lhe é consultado”, destacou.

 

Confira os vencedores da 3° edição do Prêmio ACPA Paulo Vellinho – Edição Zelio Hocsman:

 

Empreendedorismo: 4BEER

Inovação & Tecnologia: South Summit

Marketing & Comunicação: Jornal do Comércio

Política: Sebastião Melo

Serviços: Navega POA

Sustentabilidade: Safeweb Ecobarreira

Turismo: Viva Mais POA

Varejo: Armazém Colab

Fora da Curva: Thiago Ribeiro – Diretor Geral do South Summit Brasil

 

Os Homenageados

 

Paulo Vellinho

Com uma longa e empreendedora trajetória de mais de 70 anos, Paulo Vellinho participou ativamente do processo de industrialização do País neste período. Entre os destaques de sua caminhada profissional está a liderança à frente da Springer, a partir dos anos 50, empresa vencedora num competitivo mercado, mesmo localizada no extremo Sul brasileiro.

 

Zelio Wilton Hocsman

Sócio-fundador da Cereais Pampeiro, que atua há mais de 50 anos no mercado, o empresário já somava mais de 10 anos de experiência na área comercial em uma das maiores empresas de cereais do Brasil quando abriu o seu negócio. Ele começou focando na intermediação de grãos, onde enxergou uma oportunidade de crescimento, e o fez de maneira independente.

 

Hocsman é criador do Bom Dia Associado, um dos principais eventos do calendário da ACPA, que acontece uma vez ao mês num café da manhã e que reúne especialistas do mercado com conteúdo de interesse dos associados.

 

Atração Musical

 

Para tornar a noite ainda mais especial, o Prêmio ACPA Paulo Vellinho contou com a apresentação da ORQUESTRA JOVEM DO RS. Composta por 15 alunos do Programa Jovem Aprendiz, o projeto social e cultural completou 11 anos integrando cerca de mil crianças e adolescentes, que já descobriram seu talento e a capacidade de realizar seus sonhos.

 

Sobre a ORQUESTRA JOVEM DO RS

A Orquestra Jovem do RS é composta pelos instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, trompa, trompete, trombone, tuba, flauta transversal, clarinete, oboé, fagote e piano. Nas oficinas diárias, os alunos frequentam aulas de musicalização, de instrumentos musicais e de prática de concerto com professores qualificados e sob a direção artística do maestro Telmo Jaconi.

 

Atualmente, com formação de orquestra sinfônica, conta com 110 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e os avançados (este se constitui como o grupo principal).

 

O Prêmio ACPA Paulo Vellinho – Edição Zelio Wilton Hocsman tem como patrocinadores: Icatu Seguros, Sicredi, Arroz Prato Fino e Vertisul.

 

As empresas apoiadoras são: Jornal do Comércio, Café Bom Jesus, BAND RS, Rádio Guaíba, Vinícola Lídio Carraro, Fonte Sarandi, Rastek, Heron Eventos, RVG Vertical e Agência k3.