Bom dia Associado aborda a educação especial e inclusiva

O bate-papo contou com a participação dos profissionais: Alberto Moura, diretor e psicopedagogo clínico da Incluir Centro Educacional e Coordenador de pós-graduação em Educação Especial da Faculdade CENSUPEG; e Diego Santos, Coordenador de Projetos na Rede Cidadã. A mediação foi feita pela vice-presidente de Diversidade e Inclusão Social da ACPA, Mônica Riffel.

Um dos desafios apontados pelos convidados para que a inclusão aconteça nas escolas e se reflita na inserção de profissionais no mercado de trabalho é a formação dos professores. “Precisamos quebrar paradigmas. O professor tem receio de trabalhar com o diferente, de situações que fogem do currículo educacional”, alertou Moura.

Santos enfatizou o trabalho desenvolvido pela Rede Cidadã, que vai ao encontro do mencionado por Alberto Moura. “Dentro do trabalho que desenvolvemos, os profissionais também são cuidados. Prestamos assistências em vários aspectos relacionados ao lado emocional e físico dos professores”, enfatizou.

Ainda, relacionado ao papel do professor na inclusão, Moura aponta como outro desafio inclusivo as práticas aplicadas em sala de aula, que, segundo ele, estão muito distantes do necessário. “Precisamos parar de ver o que o aluno não consegue e começar a ver o que ele consegue e, a partir, dai trabalhar as particularidades a seu favor”, explicou Moura. O mesmo foi sugerido por Santos para que se atenda a esses jovens no mercado de trabalho. “As empresas que desejam dar oportunidade para jovens com deficiência precisam ter profissionais na área da educação treinados para ajudar na inclusão e continuidade desse jovem na empresa”, sugeriu.

Sobre a legislação existente, os convidados defenderam sua importância e afirmaram serem necessárias cada vez mais orientativas para qualificar o ecossistema de inclusão no âmbito das políticas públicas

Ao finalizar, o diretor e psicopedagogo clínico da Incluir Centro Educacional declarou que, se as pessoas forem colocadas em padrões estéticos e intelectuais, não haverá inclusão. “Precisamos desconstruir para reconstruir”, assegurou Moura. Já para o Coordenador de Projetos na Rede Cidadã o autoconhecimento é fundamental para ajudar a se entender e, assim ajudar o próximo. “Dessa forma conseguiremos descobrir o que podemos entregar para o mundo”, concluiu.

Novo Associado e Empresas Aniversariantes

Antes do bate-papo, a Associação Comercial, através da vice-presidente, Mônica Riffel (representando a presidente, Suzana Vellinho Englert) entregou uma placa de boas-vindas à mais nova associada, a De Marchi Advogados, especializada em Direito Tributário.

A Cem Cerimônia Eventos e Turismo foi homenageada pelos 25 anos de atuação no mercado e a De Marchi Advogados pelos seus 10 anos no segmento corporativo.

O evento completo pode ser acessado no canal da ACPA no Spotify