Bom Dia Associado: Grupo Press é tema do evento

O grupo gastronômico mais premiado do Sul do Brasil, o Grupo Press foi o tema da edição de julho do Bom dia Associado, realizado durante café da manhã desta quinta-feira (20/07), no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Porto Alegre, organizadora e realizadora do evento.

A CEO e fundadora do Grupo Press Gastronomia e Diversão, Carla Tellini apresentou uma linha do tempo com os principais acontecimentos na trajetória do empreendimento.

De acordo com Carla, foi durante uma conversa com um amigo, onde disse que não gostava de tomar café expresso que foi sugerido a empresária abrir uma cafeteria. O amigo sabia do interesse de Carla pela gastronomia e entretenimento. “Fui para casa pensando no que havíamos conversado. O assunto ficou martelando por dia na minha cabeça. Pensei bastante e decidi investir”, revelou. Carla contou ainda que no início o Press era um hobby, naquele momento, já que mantinha uma agência de publicidade e precisava se dividir entre as duas atividades.

Em 2002 abriu o primeiro Press Café no Moinhos Shopping, no bairro Moinhos de Vento. A partir desse momento começou a se envolver pessoalmente nos treinamentos da equipe, contratação dos baristas e no estudo de bebidas criativas. A cafeteria participou de vários campeonatos do segmento. Em 2005 o time participou pela primeira vez do campeonato de Baristas e ficaram em segundo lugar.

Para expandir é preciso investir, e foi o que fez a empresária. Em 2004 apostou em mais um negócio, abriu a Presstisserie, confeitaria própria do grupo, comandado pela irmã Mirela. Produziram mais de 200 mil doces em 2022. “Temos cuidado em tudo o processo desde matéria prima a entrega para o cliente”, apontou Carla.

No decorrer dos anos vieram a abertura de outras operações gastronômicas para compor a formação atual do Grupo, que são: Press Café, Bah Restaurante, Ô Xiss, Cantina do Press, Press do Cais e Press to go!

A CEO, Carla Tellini enfatizou durante a apresentação que não segue tendência para investir em novas operações ou definir o perfil delas. “Quando decidi abrir o Ô Xiss, Porto Alegre estava sendo tomada pela abertura de hamburguerias. Eu estava vendo lugares de tradição, onde o carro-chefe do negócio era vender xis, fechando as portas. Decidi ir na contramão”, revelou a CEO.

O ecossistema que as operações fomentam na economia do Estado foram mencionadas pela CEO. São produtos, como: carne de raças britânicas 100{ab9a1baac675a7d068c47d9b504394aecc1a035dc023fc6e1052c5ee99b1449c} gaúchas e rastreadas, charque vindo do município de Bagé, vinhos gaúchos da Serra e Campanha, leite de produtores do município de Farroupilha entre outros artigos que são adquiridos pela rede gastronômica.

A empresária revelou que não para por aqui. Está prevista uma nova operação no 4º Distrito para 2024. Junto a abertura da operação haverá a execução de um projeto envolvendo a Vila dos Papeleiros na formação e capacitação para que tenham a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho.

Ao finalizar, a presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Suzana Vellinho Englert expressou a admiração pela trajetória do Grupo e pela postura da empresária mediante aos enfrentamentos do empreendedorismo. “Fica clara a demonstração para mim que sucesso é fruto de muito trabalho, de acreditar no sonho, de acreditar em si. Eu percebo que toda a proposta de negócio de vocês tem a ver com lazer e lazer tem a ver com prazer. A escuta constante ao cliente precisa estar na nossa mira. É ele que volta, que fideliza, que manter o negócio”, comentou Suzana.

Ainda durante o evento foram entregues aos novos associados uma homenagem. Tradicionalmente, em todos os eventos do Bom Dia Associado, a presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert entrega um certificado moldurado, dando as boas-vindas aos representantes das empresas que chegam para agregar a rede de associados da entidade.

Os novos associados são: Intelecta Treinamentos Ltda, Glip Arquitetura, Kaka Cerutti Branding, Giolaser Porto Alegre Auxiliadora, Andrade & Marcon Advogados, Megaoffice, Raphael Yamashita Advogado, Casa Clima Aquecedores, Machado Schültz & Heck Advogados Associados.

Sejam bem-vindos a ACPA.

O áudio do evento está disponível no Spotify: https://open.spotify.com/episode/1upMPYBhqpcKxmV6rrJVv4