Bom dia Associado: Humanizar para Fidelizar: Os segredos do melhor atendimento

Na manhã desta quinta-feira (31/08), a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) promoveu o Bom Dia Associado com o tema: “Humanizar para Fidelizar: Os segredos do melhor atendimento”. A convidada para explanar sobre o assunto foi a gerente de relacionamento com o cliente e canais digitais do SEBRAE RS, Cristiana Escobar.

 

Cristiana iniciou sua participação afirmando que as pessoas estão sufocadas pela robotização. “Os clientes pós-pandemia se tornaram feudais”, afirmou. Para a especialista, a fidelização e humanização são o ato de estreitar relacionamento. Segundo Cristiana, o digital é só o meio da comunicação, mas o cliente precisa do olho no olho.

 

Um alerta feito pela convidada é o entendimento que os funcionários precisam ter sobre as suas atividades. Para a gerente de relacionamento, o funcionário precisa compreender que todos trabalham para um cliente, independente do departamento em que trabalha. “Se ele não entender isso, a sua empresa está fadada ao fracasso”, enfatizou.

 

Noutro momento, a palestrante compartilhou o que chama de “regra do pôr do sol”. Segundo ela, diariamente, antes do final do dia, é preciso dar um retorno para o cliente da solicitação feita por ele. Mas sinaliza: “essa regra vale para quando o cliente te aciona, pois ao contrário é preciso ter um equilíbrio para não se tornar cansativo e gerar um efeito contrário, o de não ser lembrado”, finalizou.

 

A palestrante concluiu sua participação fazendo a pergunta: “O cliente tem sempre razão?” E a resposta dela foi “não”. “O cliente tem as suas razões, e cabe à empresa ou serviço identificá-las e entendê-las para atender a expectativa e necessidade dele”, frisou.

 

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, complementou afirmando que ainda somos seres humanos que precisam de carinho, atenção e humanização.

 

Antes do painel, a parceira da ACPA Uniodonto fez uma apresentação institucional mostrando os benefícios para os associados, seus clientes e as áreas de atuação da empresa.

 

Em outro momento, o Centro Despertar foi homenageado pela Associação Comercial pelos cinco anos de atuação. As outras homenagens foram para a Intelecta Treinamentos Ltda. pelos 20 anos na gestão de negócios de seus clientes, assim como a De Marchi Advogados pelos 10 anos de atividade.

 

No evento também foram apresentados os novos associados: Leonardo Delabary, da Delabary Advogados, Sabrina Hasse, da Glip Arquitetura e Betty Jane Alves da Silva, associada pessoa física.

 

O Núcleo da Mulher Empreendedora (NuME), através da sua coordenadora, Lúcia Oliveira de Andrade, entregou às nucleadas o PIN, distinção oficial do Núcleo dado àquelas que compõem o grupo.

 

O áudio do evento está disponível no perfil da ACPA no Spotify. https://open.spotify.com/show/3GdcxOMXZCKKoKqQ3WI0Ap?si=e11b2c6d2ff04202&nd=1