Bom Dia Associado I O que nunca te contaram sobre network

O Bom Dia Associado, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), realizado nesta quinta-feira (18), teve como tema: “O que nunca te contaram sobre network”. A convidada para ministrar o assunto foi a especialista em networking, formada em Relações Públicas, Cátia Campos.

 

As boas-vindas aos convidados foi feita pelo vice-presidente de Capacitação da ACPA, Rafael Lucca Lerch. Lerch agradeceu a convidada por compartilhar sua expertise no evento e destacou a importância da realização dos eventos na entidade voltados ao empreendedor.

 

A convidada iniciou sua apresentação afirmando que todos os presentes no evento são capazes de fazer networking, já que é a rede de contatos construída durante a jornada pessoal e profissional de cada um. Dois mitos sobre fazer networking foram desfeitos durante o evento. Um é que apenas pessoas extrovertidas conseguem fazer networking e o segundo que serve apenas para encontrar emprego ou conseguir favores.

 

De acordo com Cátia, para fazer um networking sustentável, ou seja, aquele que será duradouro são necessárias algumas ações, como: autenticidade, reciprocidade, relacionamentos significativos, respeito e ética, diversidade e inclusão, além de apoio mútuo e crescimento conjunto.

 

“Desenvolver um networking sustentável é importante para criar visibilidade no mercado, gerar reputação, caráter e legado, reter empresas e profissionais fortes, acesso a conhecimento e recursos, além de gerar autoridade”, explicou Cátia Campos.

 

Cátia compartilhou algumas estratégias para socializar e participar de conversas. A primeira é ler os sinais não verbais para entender quais grupos estão demonstrando disposição para receber pessoas adicionais na conversa.

 

-Duplas abertas: indica que o grupo está aberto para uma introdução;

– Conversa particular: evite interromper;

– Individuo sozinho: sua chance de ser o salvador;

– Trio fechado: mais difícil de abordar;

– Trio aberto: pode juntar-se;

– Quarteto fechado: pode ser uma conversa mais técnica;

– Quarteto aberto: grupo apto para receber alguém;

 

Dentre os pontos destacados pela especialista, um chama atenção, a via de mão dupla. O networking precisa ser bom para os dois lados. “Não adianta você pegar o contato de alguém e só querer extrair algo dele, é necessário que você também conceda algo à sua rede. Networking se constrói a partir da troca”, explicou Cátia.

 

Avalie a si e seus contatos:

– Até que ponto é acessível?

– Como me sinto na sua cia? Energizado? Sugado? Apreciado?

– Retorno positivo ou só críticas?

– A experiencia e os conhecimentos dela são relevantes?

– Tem tempo pra mim?

– Eu espero na mesma proporção que eu entrego?

 

Ao final foram apresentados os novos associados.

– Claudia Maria Brigite Gohringer

– Karam Sociedade Individual de Advocacia

– Kaly Bertão

– Luciane Maria Sporleder Salis

– Optica Revisão

– RSA Advogada Tributária

– Revista Cidade Sorriso

 

O áudio completo do evento está disponível no Spotify.