CAPACITA 05/07 | ERICA GRELLERT

O Capacita ACPA, evento gratuito e aberto ao público promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), trouxe para o debate a Inteligência Artificial aplicada a negócios. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (05/07), no Palácio do Comércio, sede da ACPA.
Com mais de 20 anos de experiência no ramo da tecnologia, Erica Grellert ministrou o tema do evento e apresentou para o público o conceito da Inteligência Artificial (IA). De acordo com a profissional, a IA é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como aprendizado, reconhecimento de padrões, tomada de decisões e resolução de problemas. A IA busca, assim, criar máquinas e programas que possam perceber, raciocinar, aprender e agir de forma autônoma, simulando a inteligência humana. Erica apresentou os três níveis de evolução sobre o assunto, que são:

1. IA Narrow ou Fraca: Sistemas projetados para realizar tarefas específicas, como reconhecimento de voz ou classificação de imagens. HOJE!

2. IA General ou Forte: Sistemas capazes de realizar qualquer tarefa intelectual que um ser humano pode fazer, com capacidade de raciocínio e aprendizado em diversos domínios. O FUTURO!

3. IA Superinteligente: Sistemas hipotéticos que superariam a inteligência humana em praticamente todos os campos, incluindo criatividade, sabedoria e habilidades sociais.

Em sua fala, Erica considera que só serão substituídas aquelas pessoas que negarem a existência e eficiência da IA na sua rotina. “A IA traz produtividade. Ela entrega conhecimento, mas é necessário que haja um especialista por trás para gerenciar as ferramentas”, explicou.
Conforme a especialista, as possibilidades que esta tecnologia apresenta são muitas. Por isso, a necessidade de profissionais capazes de avaliar as informações recebidas pelo sistema. “É preciso que haja a ação humana para fazer o filtro do que está sendo apresentado pela ferramenta”, pontuou.
Na prática, entende a convidada do evento, a IA pode ajudar nas atividades rotineiras de uma empresa como redução de custos com pessoal, recursos e tempo, automação de tarefas repetitivas, melhoria da experiência do cliente e a tomada de decisões mais assertivas.
Ao finalizar, a profissional reforçou a importância de incentivar os profissionais e não proibir a utilização da IA no dia a dia, mas sempre respeitando as leis que regem a internet, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).