Comemoração dos 165 anos da ACPA: Aconteceu na história

Aconteceu na história – Incentivo à Indústria

A Associação Comercial de Porto Alegre, desde sua organização, em 14 de fevereiro de 1858, estimulou o surgimento de indústrias. Em 1861, a ACPA ofereceu à comissão diretora da primeira Exposição Industrial da Província o empréstimo do salão do prédio em que estava instalada. E foi nesse local que se inaugurou a primeira mostra industrial de Porto Alegre e também do Rio Grande do Sul, no dia 2 de dezembro daquele ano. A falta de uma entidade específica dos industriais fazia com que, repetidamente, a mobilização das manufaturas para exposições se desse através da Associação Comercial. Quando necessária alguma intermediação com a nascente indústria porto-alegrense, o governo se dirigia à associação dos comerciantes. E isso não gerava nenhum tipo de conflito entre comerciantes e industriais.

Texto e pesquisa de Suzana Porcello Schilling, historiadora