De Praça do Comércio para Associação Comercial de Porto Alegre

Na sessão de assembleia geral, realizada no dia 28 de junho de 1918, o então presidente da entidade, Christiano Torres, propõe a substituição do nome Praça do Comércio para Associação Comercial de Porto Alegre.

Os motivos expostos por Christiano Torres passavam pela conveniência de formalizar o nome pelo qual a entidade já vinha sendo nominada. Segundo a justificativa do próprio presidente:

“Parece mesmo que o consenso público, entre as suas múltiplas inapeláveis decisões, há estabelecido para as corporações como a nossa a designação ora utilizada, como se verifica no nosso arquivo onde avulta a correspondência de coirmãs nossas, nacionais e estrangeiras, ofícios de repartições federais, inclusive do Ministério do Exterior, e ainda de particulares endereçadas à ‘Associação Comercial de Porto Alegre’”.

A troca de designação não implicaria em mudança no cunho iminentemente representativo, nem perda das funções de órgão autorizado da classe ou diminuição de força associativa entre os seus membros.

Após a explanação dos motivos, a pauta apresentada pela diretoria teve aprovação unânime.

Texto e pesquisa de Suzana Porcello Schilling, historiadora