ESG na ACPA

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) está atenta aos movimentos que o mundo dos negócios está fazendo para se desenvolver com base em norteadores globais e valorizando as potencialidades locais.

 

É o caso do conceito ESG, que em português significa “Ambiental, Social e Governança” e avalia o desempenho de empresas em relação a estes três pilares. 

 

O pilar Ambiental refere-se aos impactos positivos e negativos da organização sobre o meio ambiente e a gestão destes impactos, bem como abrange todo o ciclo produtivo da organização.

 

O Social diz respeito ao papel da organização junto à sociedade e sua gestão no relacionamento com as partes interessadas, interna e externas. Já a Governança trata da estrutura organizacional, formada por suas políticas, procedimentos, controles e práticas utilizadas na gestão.  

 

O tema está sendo coordenado dentro da entidade pela diretora de turismo da ACPA, Rosélia Araújo Vianna. Os primeiros movimentos iniciaram em dezembro de 2024, com a formação do grupo de trabalho e o planejamento dos primeiros passos.

 

O ano de 2025 entrou com encontros sobre o tema em reuniões de diretoria e nos Núcleos. Nos meses de abril e maio, as atividades de sensibilização com o público interno e a aplicação de ferramentas de diagnóstico de maturidade são os fatores determinantes para a definição das prioridades de atuação na Associação Comercial.