Experiência olfativa foi tema do Capacita ACPA
15 abril, 2024O Capacita ACPA, evento gratuito que promove encontros com variadas temáticas relacionadas ao empreendedorismo, apresentou na última sexta-feira (12), na sede da Associação Comercial, a abordagem sobre a “Experiência Olfativa do Cliente”. O bate-papo foi ministrado pela proprietária da Aromatiz e vice-presidente da ACPA, Rosani Pereira.
A experiência olfativa é uma ferramenta muito eficaz para estabelecer uma relação emocional entre marca e cliente, considera Rosani. “Cria uma conexão entre o cliente e a marca, uma conexão de coração”, definiu.
As empresas estão investindo cada vez mais em ações que promovam a experiência emocional de seus clientes, e a experiência olfativa é um dos caminhos que fazem a diferença na relação do consumidor com a determinada marca. Durante o bate-papo, a empresária mencionou alguns exemplos de marcas que utilizam a experiência olfativa como ferramenta para se relacionar com seus clientes, como, por exemplo, Le Lis Blanc, M.Martan e o Grupo Pompéia (Gang e Pompéia).
“O cliente não quer comprar somente produtos, ele quer estar em um local prazeroso e confortável. Ele gosta de ser chamado pelo nome e ter identificação com o ambiente e que está, bem como com as pessoas à sua volta”, afirmou Rosani.
Segundo a convidada do Capacita ACPA, o marketing olfativo gera resultado direto no desempenho das vendas. Ela apresentou alguns pontos positivos nesta relação, que são: a decisão de compra do cliente pode ser incrementada, elevando o tíquete médio de venda; o aumento da fidelização e retenção do cliente; o valor agregado ao produto e à marca, fazendo com que a fragrância se transforme na identidade olfativa da marca e possibilitando novas ações de comunicação.
A empresária ainda destacou o trabalho personalizado para desenvolver um aroma. Segundo Rosani, trata-se de um estudo profundo para se conhecer bem os objetivos do cliente, o segmento de atuação e, por fim, um diagnóstico que resulte na elaboração do aroma.