MENUPOA 05/09 - Destino POA – O Novo Momento do Turismo na Cidade

O MenuPOA realizado nesta terça-feira (05), durante reunião-almoço na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), teve como tema: “Destino POA – O Novo Momento do Turismo na Cidade”.

Para falar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas, foram convidadas: Amanda Bonotto Paim, Coordenadora de Turismo do Sebrae RS; Daniela Lompa Nunes, Head de Estratégias do Pacto Alegre; Adriane Hillbig, Presidente do Convention & Visitors Bureau Porto Alegre; e Julia Evangelista Tavares, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre e Vice-Presidente da ACPA.

Em sua fala inicial, a presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, destacou os esforços para fomentar o turismo como um todo. “A nossa cidade vem num movimento crescente de investimentos provocados de forma sistematizada, com ações convergentes que despertam interesses diversos, atraindo o turismo de negócios ou o turismo de lazer”, destacou.

A Coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Bonotto Paim, iniciou apresentando alguns pontos fracos identificados através de um levantamento realizado por algumas entidades do ramo, como: Sebrae RS, Sindilojas, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Convention & Visitors Bureau Porto Alegre, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (SINDHA), entre outros.

Nos apontamentos, aparecem a falta de articulação entre o trade turístico, oferta reduzidas de produtos turísticos capaz de atrair o turista local e o que vem de fora e a dificuldade de localizar e de obter informações sobre a compra de produtos turísticos. A coordenadora apresentou algumas metas que estão no plano de marketing para o turismo. Entre estas estão aumentar a participação dos porto-alegrenses em produtos destinados ao turismo e ampliar, até o final de 2023,o número de visitantes em 15{ab9a1baac675a7d068c47d9b504394aecc1a035dc023fc6e1052c5ee99b1449c} em relação a 2019, ano com a maior movimentação de turista na capital. Para a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Julia Evangelista Tavares, o cidadão de Porto Alegre não usufrui das opções turísticas existentes na cidade por falta de conhecimento. “Se não conhecemos as opções turísticas que temos disponíveis, não conseguimos vender para fora do Estado e do país”, destacou Julia.

Sobre o turista que chega a Porto Alegre com destino à Serra Gaúcha, a secretária afirmou que é preciso desenvolver estratégias que façam o turista ficar na capital por alguns dias e conhecer essas opções. Julia destacou ainda que a sua pasta está muito atenta ao turismo gastronômico.

Já a Presidente do Convention & Visitors Bureau Porto Alegre, Adriane Hillbig, compartilhou o calendário de eventos que estão sendo trabalhados até 2029. O destaque fica para os eventos da área médica, seguido pelos de tecnologia, agronegócios e esportivos. “Os eventos médicos geram também o turismo de lazer, aquele que acontece após agenda de compromisso”, explicou Adriane.

A empresária destacou o comitê permanente de captação de eventos criado no Convention, pelo qual são realizadas reuniões mensais com troca de ideias e o compartilhamento de informações do setor, que abastecem o banco de dados para o mercado.

A Head de Estratégias do Pacto Alegre, Daniela Lompa Nunes, falou sobre a marca desenvolvida com a colaboração de universidades, governo, empresas e pessoas. O trabalho faz parte de uma campanha que será lançada no mês de outubro. Segundo Daniela, a Pacto Alegre foi criada com inspiração nas formas e cores da cidade. “Uma identidade para a cidade criar experiências e se comunicar com as pessoas”, completou.

Ao final, o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, falou sobre o Manifesto Empreendedor Gaúcho. De acordo com Rodrigo, a ação é uma visão inspiradora para o ano de 2035. O Manifesto traz uma pergunta: “Qual Estado queremos comemorar em 2035, nos 200 anos da Revolução Farroupilha?”. O documento apresenta caminhos para responder à pergunta e destaca as oportunidades para o Rio Grande do Sul.

Vitrine

O momento Vitrine do MenuPOA foi destinado ao Instituto da Criança com Diabetes (ICD). A gerente executiva da instituição, Ana Bertuol, falou sobre o trabalho desenvolvido pela organização e fez um convite para a 25º Corrida para Vencer o Diabetes. O evento acontece no dia 24 de setembro, com largada às 10h, no Parcão, em Porto Alegre.

O evento, é a principal fonte de arrecadação de recursos da entidade e acontece desde 1998.

O MenuPOA está disponível no perfil da ACPA no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=sKfOTNHV6Ag