MENUPOA 22/08 | Retomada do Centro Histórico

O MenuPOA desta terça-feira (20/08), evento realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), teve como tema: “Retomada do Centro Histórico”. Para a ocasião, foram convidados o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schimer, que promoveu o debate ao lado da produtora de Live Marketing e Consultoria em Economia Criativa, Ana Fagundes, do fundador da Recons Retrofit, Kleber Sobrinho, e do empresário Emerson Maicá.
Em sua fala de abertura, a presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, ressaltou que a Associação está engajada nos debates pertinentes ao desenvolvimento de Porto Alegre, e lembrou que a entidade estará na comitiva que viajará a Brasília na próxima semana na busca de soluções para a reconstrução do Estado. Sobre a retomada do Centro Histórico, Suzana pontuou a importância de uma mobilização, com a união da iniciativa privada e dos cidadãos gaúchos.
Os convidados afirmaram que o Centro Histórico está no ápice do seu crescimento, com um enorme potencial para novos negócios. Definiram esse momento de retomada como a hora de unir forças.
O secretário destacou a importância de criar atrativos em colaboração com a iniciativa privada. Cezar lembrou dos investimentos e ações realizadas para a região, como a criação da Lei Polo do Centro Histórico – que estimula benefícios fiscais – e da iluminação cênica em prédios históricos como Montaury e Pinacoteca. A revitalização do Mercado Público e do Muro Mauá, a recuperação do Paço Municipal e a concessão da Orla, além da Lei Plano de Recuperação do Centro Histórico, restauração do Cine Imperial, revitalização da Usina do Gasômetro, da Travessa Engenheiro Acilino de Carvalho – conhecida como a rua 24 horas – e do Viaduto da Duque de Caxias.
Ana Fagundes mencionou que o Centro Histórico já vinha passando por um processo de desenvolvimento e que o momento atual oferece grandes perspectivas. “O Centro está pronto para se reinventar, mas é necessário uma governança eficiente para coordenar os esforços dos parceiros”, afirmou. Ela destacou que 11% dos empregos formais gerados na Capital são frutos da Economia Criativa.
Emerson Maicá observou que o Centro vem sofrendo impactos desde a pandemia, com uma redução significativa no fluxo de pessoas devido ao home office. Desta forma, ele ressalta a necessidade de investir em equipamentos que potencializem a arte e a cultura na região. “Existe uma brecha para novos equipamentos culturais. Precisamos trazer o olhar do porto-alegrense para o Centro Histórico”, considerou.
Por sua vez, Kleber Sobrinho observou que a região central deixou de ser valorizada e que houve uma mudança de comportamento com a redução do interesse em residir no Centro. “As famílias deixaram de morar no centro para buscar outras regiões”, disse, apontando que o fomento atual é na moradia de passagem, que atualmente representa mais de 50% dos negócios anualmente.
“O Centro Histórico está vivendo um ciclo de retomada”, disse o fundador da RECONS Retrofi, fazendo uma provocação para que os investidores gaúchos apostem na região central.
O evento na íntegra está disponível no canal da ACPA no YouTube.