MENUPOA: Empreendendo a Inovação em Porto Alegre

A primeira edição do mês de junho do MenuPOA, tradicional evento realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), ocorreu durante reunião-almoço nesta terça-feira (06/06) e teve como tema: “Empreendendo a Inovação em Porto Alegre”.

Agraciadas na 3° edição do Prêmio ACPA Paulo Vellinho – Edição Zélio Hocsman, realizado em abril deste ano, os convidados para o bate-papo foram: Caio De Santi, cofundador da 4BEER, vencedor na categoria Empreendedorismo; Juliana Baino, fundadora do Navega POA, vencedora na categoria Serviços; Sabrina Finkelstain, CEO da loja colaborativa Armazém COLAB, vencedora na categoria Varejo; e Tamara Dias, sócia-fundadora do Viva + POA, vencedora na categoria Turismo. A medição foi realizada pelo presidente em exercício da ACPA, Eduardo Oltramari.

Os convidados iniciaram suas participações no evento contando sobre como seus empreendimentos começaram, e todos, através de seus negócios, entregaram um diferencial para a cidade. Juliana Baino afirmou que o projeto Navega POA começou bem no momento em que a cidade começa um movimento de se voltar para o Guaíba novamente. “Vibramos a cada nova iniciativa dos gestores para proporcionar vida no entorno do Guaíba”, declarou Juliana. O Navega POA conecta as pessoas que possuem barco às que querem passear, mas não possuem embarcação.

Para Sabrina Finkelstain, do Armazém COLAB, que reúne marcas autorais e artesanais, o espaço oportuniza que diversas marcas de pequenos e micro empreendedores tenham visibilidade e fomentem a economia local.

Ao serem questionados sobre o atual ambiente para se fazer negócios em Porto Alegre, os empresários afirmaram que está melhor a legislação e etapas para a abertura de novos negócios. Para Caio De Santi, a burocracia encontrada para abrir uma empresa hoje não existe mais. “Tive uma nova experiência ao ampliar o empreendimento. Tudo foi mais ágil. Consegui colocar mais de um CNPJ no mesmo endereço, o que antes era impossível”, relatou o cofundador da 4BEER.

Sabrina fez uma crítica sobre a liberação de eventos em espaços públicos. “Ainda existe uma burocracia para liberar atividades de pequeno porte em espaços públicos. São exigidos muitos papeis, demora na liberação, o que inviabiliza a realização do evento”, apontou.

No segmento do turismo, Tamara Dias relatou sobre a falta de ferramentas que oportunizem a informação chegar ao turista em Porto Alegre. “Não tem um site ou aplicativo que reúna opções de lazer e entretenimento na cidade para o turista que quer começar a cidade”, revelou Tamara.

Ao finalizar, todos os participantes enfatizaram a importância do Prêmio ACPA Paulo Vellinho – Edição Zélio Hocsman para seus negócios. “Para nós foi uma surpresa. O reconhecimento foi uma injeção de ânimo que estávamos precisando. Todo o empreendedor precisa dessa injeção de vez em quando”, expressou Juliana Baino, fundadora do Navega POA, vencedora na categoria Serviços.

Caio De Santi, vencedor na categoria Empreendedorismo, diz ter recebido muitas felicitações dos clientes e do público interno. “Recebemos o reconhecimento e carinho dos clientes e funcionários. Foi muito importante esse prêmio.” Para Tamara Dias, sócia- fundadora do Viva + POA, vencedora na categoria Turismo, também foi gratificante a premiação. Segundo ela, o prêmio ajuda no reforça da marca no mercado e amplia a divulgação do projeto.

Já a CEO da Armazém COLAB, vencedora na categoria Varejo, afirmou que, a partir do prêmio, sua loja passou a ser percebida com mais seriedade, além de fomentar a economia no bairro Moinhos de Vento. “Comercializamos bastante lembranças de Porto Alegre para o turista”, revelou Sabrina.

Vitrine

No Vitrine de hoje foi apresentado o projeto “Caminhos Rurais”, um programa que reúne rotas e programação voltada para a zona rural de Porto Alegre, que ocupa 30{ab9a1baac675a7d068c47d9b504394aecc1a035dc023fc6e1052c5ee99b1449c} do território da cidade, abrangendo 11 bairros e onde localizam-se as propriedades que fazem parte do programa.

A agroecologia e sua diversidade, bem como a criação de ovelhas e cavalos, despertam interesse neste destino que conta hoje com diversos empreendimentos. Com potenciais diversos, o Caminhos Rurais tem atrativos como espaços para Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural e de Estudos, com tematizações diversas.

Além destes diferentes segmentos do turismo, os Caminhos Rurais buscam um novo modelo de desenvolvimento turístico pautado no associativismo e no protagonismo da comunidade local.

As propriedades que fazem parte deste roteiro são: Granja Lia, Haras Cambará, Sítio do Mato, Cabanha Costa do Cerro, Sítio Canto Rural, Sítio Santa Fé, Serra da Extrema, Granja Santantonio, Cabanha La Paloma, Sítio Capororoca, Sítio Dom Guilherme, Fazendinha, Rossatto Garden Center, Sítio Santa Clara e Sítio Reencontro.

O Vitrine é um momento cedido pela ACPA, antes do início do painel principal do MenuPOA, para que ações possam ser divulgadas aos participantes.

Mais detalhes do evento podem ser conferidos através do canal da ACPA, no YouTube e Spotify.