MenuPOA, realizado hoje durante almoço na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), teve como tema: “As grandes lições das eleições 2024
30 outubro, 2024O MenuPOA, realizado hoje durante almoço na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), teve como tema: “As grandes lições das eleições 2024”. Cleber Benvegnú, especialista em gestão pública, e Rafa Bandeira, estrategista de campanhas eleitorais nas mídias sociais, foram os convidados para falar sobre o assunto.
A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, ressaltou a importância do MenuPOA como espaço de informação e de debate. “Nosso papel é contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Porto Alegre e apoiar nossos empreendedores”, afirmou.
Cleber Benvegnú destacou que as eleições em Porto Alegre foram vencidas por um projeto de governo. “As pautas mais ligadas a essa dinâmica do empreendedorismo e da liberdade econômica ganharam as eleições”, entende.
Cleber também mencionou o crescente desinteresse dos eleitores, que vai além do desencanto com a política, pois reflete uma desconfiança das instituições como o Judiciário, a imprensa, sindicatos e líderes religiosos e jurídicos. Ele argumentou que o Brasil mudou, mas suas instituições continuam rígidas e resistentes à crítica.
Rafael Bandeira abordou sobre como a enchente histórica, que atingiu o Rio Grande do Sul, “impactou frontalmente” as pessoas. Ele considera que essa tragédia refletiu na mentalidade política e ideológica e enfatiza que os eleitores estão em busca de equilíbrio emocional e estabilidade em vez de radicalizações. “As pessoas querem segurança”, afirmou. Desta forma, de acordo com Rafael, o centro, sem radicalismo, venceu essa eleição em Porto Alegre, o que lhe parece a tendência para os próximos pleitos.
Rafael ainda citou o caso do candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, que se destacou por suas ações, principalmente, nas redes sociais. Para o especialista, Marçal não teve humildade, o que lhe rendeu a perda da eleição. “Faltou ele entender que a audiência adquirida nas redes sociais não reverteria em votos”, considerou.
O evento na íntegra está disponível no canal da ACPA no YouTube.