Bom Dia Associado, realizado na manhã desta quinta-feira (18/05)

O Bom Dia Associado, realizado na manhã desta quinta-feira (18/05) pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), teve como convidado Leonardo Porto, CEO da Sollar Sul Energia Solar. Porto abordou sua trajetória profissional na palestra intitulada “Da Dívida à Expansão: A sustentabilidade nos negócios de forma eficiente, consciente e inovadora”.

Leonardo Porto contou em sua fala que construiu sua trajetória com muito trabalho, desafios, alguns tropeços e doses de coragem. “Empreender é, antes de mais nada, errar para dar certo”, afirmou Porto. A curiosidade foi definida pelo CEO como uma de suas características predominante, responsável por levá-lo a descobrir um novo nicho de mercado para investir: a energia solar.

Após trabalhar no ramo de eventos, Porto, movido pela curiosidade e o desejo de melhorar sua condição de vida, aliado à percepção de um movimento no mercado local relacionado ao ramo de energia solar, viu a oportunidade de investir em um negócio promissor. Em 2018, surgiu a Sollar Sul, instalada em Taquari.

Após contar a sua trajetória profissional até o surgimento da empresa, Porto mencionou: “Não tem futuro sem passado”. Seu entendimento com esta afirmação se deve à sua vivência e maturidade adquiridas para seguir empreendendo.

Uma das premissas do seu negócio, segundo Porto, é vender um produto ou serviço que ele acredita. “Não posso vender algo que nem mesmo eu acredite. Preciso ter conexão com o cliente. Olho no olho”, afirmou.

Hoje, a empresa está consolidada e se encaminhando para novos negócios dentro do mesmo segmento. Um dos pilares que estão sendo investindos é no microfranqueamento, onde a Sollar Sul monta o negócio para um franqueado e só efetua a transação financeira quando a unidade já está rentável. “Eu só faço a venda quando a franquia estiver dando lucro para o seu futuro dono. Eu não pego dinheiro de uma pessoa sem entregar algo que prometi”, explicou Porto.

Homenagens
Durante o evento, a Associação Comercial de Porto Alegre, através da vice-presidente, Rosani Pereira, prestou uma homenagem às empresas associadas que completam significativos marcos na sua trajetória. São elas: Sulgás (30 anos), Orion Operações Portuárias (50 anos), Comercial TV Tubolândia (50 anos) e Auditoria Confidor (65 anos).

O Bom Dia Associado também conta com um novo patrocinador, o CIEE. Na ocasião, o gerente operacional de Porto Alegre, Douglas Aprato, subiu ao palco para apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição.