CAPACITA ACPA - Suzana Vellinho Englert

O Capacita ACPA, realizado nesta sexta-feira (22), teve como palestrante a empresária e presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Suzana Vellinho Englert. Com formação em Relações Públicas, a profissional abordou o tema: “Gestão de Crises: estratégias eficazes para lidar em situações desafiadoras”, onde iniciou contando um pouco da sua trajetória profissional.

 

Suzana afirmou que as experiências de quando foi estagiária ampliaram seus horizontes enquanto profissional da comunicação. “Eu sabia que atuaria na área da comunicação. Então, busquei nos estágios o entendimento para entender o mecanismo da comunicação”, explicou.

 

Ao iniciar sua fala, a empresária explicou a definição para “crise”. De acordo com Suzana, uma situação de crise é definida como qualquer evento ou circunstância que resulta em um desequilíbrio significativo, gerando consequências como perdas financeiras, comprometimento da segurança pública ou danos à imagem e reputação. Suzana completou: “Existem alguns tipos de crises, como financeira, de reputação, operacionais e naturais”.

 

A empresária enfatizou que a melhor estratégia para uma crise é prevenir e se preparar para ela, por que é certo que ela virá em algum momento. A organização de um comitê de crise é o primeiro passo, onde pessoas de áreas estratégicas devem participar. A atuação do presidente ou diretor neste comitê é de extrema importância, pois ele será o porta-voz da gestão. Suzana destacou um outro ponto de suma importância: a comunicação com o público interno. Eles precisam ser os primeiros a saberem sobre o ocorrido quando ocorre uma crise.

 

Para Suzana, o gerenciamento não é somente para grandes corporações, mas para todos os negócios que trabalham com pessoas. “O pequeno e médio empresário precisa treinar seu funcionário, prepará-lo para tomar decisões com o seu cliente.”, enfatizou.

 

Segundo ela, é importante que, após o gerenciamento da crise, faça-se uma avaliação para analisar os fatores que levaram a determinada situação. “Olhar para dentro da empresa e analisar as causas são fundamentais para a prevenção futura”, disse.

 

Durante o evento, Suzana ainda citou a frase do político americano Mike Mansfield: “A crise com qual você mais precisa se preocupar é aquela que você não vê que está chegando.”

 

Ao finalizar, a empresária ressaltou os pontos que compõem a elaboração de um plano de gerenciamento, que são: análise de riscos e vulnerabilidade, planos de contingência, treinamentos e plano de ação de crise e comunicação interne e externa.