Inclusão Digital foi debatido no MenuPOA

O MenuPOA realizado durante reunião-almoço nesta terça-feira (25/07), na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) teve como convidadas, a Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos e a Presidente da Empresa Pública de Tecnologia da Informação de Porto Alegre (Procempa), Letícia Batistela. Ao lado do Diretor da ACPA, Renato Turk Faria que realizou a mediação, as convidadas abordaram o tema: “Conectando o RS ao mundo através da inclusão digital e as novidades das Big Techs”.

Em sua fala inicial, a presidente da Associação Comercial, Suzana Vellinho Englert mencionou o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha celebrado no dia de hoje. “A Associação Comercial de Porto Alegre defende todo e qualquer tipo de inclusão. Entendemos que uma comunidade empresarial composta por vários segmentos e aspectos tem que inserir todos no ecossistema. Todos são dignos de respeito e admiração. O convívio passa a ser muito mais eficaz e humano se nós atentarmos que gênero, etnia não significam nada. Somos todos seres humanos”, enfatizou Suzana.

A presidente da ACPA, evidenciou também o papel da entidade ao abordar temas que não fazer parte do cotidiano do empreendedor. “Como entidade prestadora de serviço ao porto-alegrense, entendemos a importância de debater temas que nem sempre estão perceptíveis no nosso cotidiano. Os empreendimentos relacionados e voltados para a tecnologia compõem a nossa rotina e muitas vezes passam despercebidos. É importante entendê-los para que possamos desfrutar de seus serviços e potenciais da melhor forma possível. Esse é o nosso objetivo hoje: compreender esse ecossistema”

Ao iniciarem suas participações, as convidadas falaram sobre os objetivos em como lideres em suas atividades. A secretária, Lisiane Ramos falou que após um minucioso mapeamento para definir estratégias para todo território gaúcho, a pasta estadual dividiu o processo em quatro principais pilares: educação, experiência do cidadão, transformação digital do pequeno empreendedor e agrodigital.

“Os projetos são transversais, pois além de garantir às crianças o engajamento tecnológico, acreditamos que essas ferramentas sejam úteis também na melhoria da saúde, do comércio e da agricultura”, aponta Lisiane.

Em nível municipal, Letícia Batistela destaca que o primeiro passo foi garantir conectividade de qualidade em 100{ab9a1baac675a7d068c47d9b504394aecc1a035dc023fc6e1052c5ee99b1449c} das escolas municipais. Seguindo essa linha, a presidente da Procempa destaca o programa Territórios Inovadores, que tem como propósito garantir Internet de qualidade para comunidades e loteamentos, “levando também a capacitação e computadores a esses locais”.

A presidente da Procempa, Letícia Batistela, evidenciou o aplicativo 156+POA e as facilidades que ele dispõe ao cidadão para resolver questões relacionadas a saúde, educação, serviços públicos. De acordo com Letícia, ao assumir a presidência, escutou do prefeito, Sebastião Melo: – Eu quero a tecnologia na palma da mão do cidadão.

Em suas considerações finais, Lisiane Lemos agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para estreitar relacionamento com a ACPA no desenvolvimento de projetos envolvendo a inclusão. Letícia Batistelo agradeceu o convite, afirmou estar aberta a sugestões para melhorias nos processos da instituição e colocou suas redes sociais à disposição para o contato. “Recebo bastante sugestões e feedback pelas redes sociais”, finalizou.

O evento está disponível no canal da ACPA no YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=-eFOuLTOE_4