MENUPOA 08/08: Lançamento do Projeto 60+

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), em parceria com o Sebrae RS, lançou o projeto de mentoria 60+ durante o MenuPOA, evento realizado nesta terça-feira (08/08) durante reunião-almoço no Palácio do Comércio, sede da entidade.

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, realizou a abertura do evento enfatizando o papel de inclusão do programa na vida do público-alvo do programa. “O 60+ vai muito além de compartilhar conhecimento. É um trabalho de inclusão social, promovendo a intergeracionalidade ao aproximar jovens de pessoas maduras. O programa oportuniza a qualidade de vida, o resgate da autoestima, a importância de honrar e preservarmos as histórias de pessoas que com mais de 60 anos com vitalidade para dividir suas experiências”, enfatizou.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, apresentou dados que mostram a evolução na estimativa de vida para o público desta faixa etária. “Em 1960, a expectativa de vida era de 62 anos. No ano de 2020, ultrapassou 82 anos. Atualmente, Porto Alegre possui mais pessoas com mais de 60 anos do que crianças e jovens com até 19 anos”, expos Godoy.

Foram convidados para serem embaixadores desse projeto duas personalidades ligadas ao mundo empresarial com idade acima dos 60 anos: Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, e Wilma Resende Araujo Santos, empreendedora e mentora na área de governança da Junior Achievement.

Na ocasião, os embaixadores endossaram a importância do projeto para a sociedade e para o público 60+. Wilma iniciou sua participação no evento relatando o seu retorno à vida empresarial. “Aos 60 anos, decidi que iria me dedicar aos netos. Foi quando fui convidado para implementar o Junior Achievement em Porto Alegre e no Brasil. Aceitei o desafio e foi ótimo. Aprendi que existe vida após os 60 anos”, compartilhou.

Para o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, o projeto é espetacular. “Dentro da minha vivência e experiência de vida, eu acho esse projeto espetacular. Parabéns pela união de forças para criar um projeto absolutamente necessário, diferenciado, pois é benéfico sobre o aspecto econômico e pelo aspecto social. Estou emocionado em fazer parte desse movimento”, revelou Johannpeter.

Ao serem questionados sobre qual o comportamento que o jovem empreendedor precisa ter para administrar o seu negócio, Wilma respondeu que a honestidade está entre as características, além da ética, respeito e saber que terá que correr riscos.  Para Jorge Johannpeter, o caminho é a estruturação na vida pessoal e profissional. “Você não pode fazer concessão sobre valores”, disse.

Ao final do evento, a presidente da ACPA fez um pedido de apoio a todos os presentes na divulgação do Projeto 60+. “Contamos com o apoio na divulgação desse programa de inclusão social, o início de uma mudança de comportamento com o público 60 Mais”, finalizou Suzana.

As inscrições podem ser feitas através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/inscricoes—-projeto-mentoria-60—acpa-e-sebrae__2101055