MENUPOA 12/12: SAÚDE E DESTINO

O último MenuPOA de 2023 foi realizado nesta terça-feira (12/12), durante almoço na sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), o Palácio do Comércio.

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, destacou na abertura do evento o papel da entidade no ano de 2023. “Durante o ano pautamos assuntos pertinentes ao nosso dia a dia e da nossa cidade, estado e país. Entendemos que uma entidade é uma fomentadora de conhecimentos e informações, por isso ao longo desse período tivemos o cuidado na escolha dos temas debatidos”, enfatizou Suzana.

Em tom de alerta, o médico Oncologista, escritor, dramaturgo, bibliófilo e pensador cultural, Gilberto Schwartsmann falou sobre o tema “Saúde e Destino”. Mas qual a relação entre esses dois temas? Gilberto respondeu: – A saúde determinará o destino da vida.

O convidado conduziu a sua explanação explicando os cuidados que as pessoas devem ter com a sua saúde, e esses cuidados serão responsáveis pelos destinos.  Os alertas feitos pelo médico foram baseados em duas doenças que, segundo Schwartsmann, são as responsáveis por 50{ab9a1baac675a7d068c47d9b504394aecc1a035dc023fc6e1052c5ee99b1449c} das mortes no Rio Grande do Sul, o câncer e as doenças relacionadas a hipertensão arterial.

O médico chamou a atenção para a importância dos exames preventivos, como o de sangue. De acordo com Schwartsmann, através desses exames é possível detectar doenças silenciosas e trata-las no início. “Hipertensão e diabete são exemplos de enfermidades que muitas pessoas possuem, mas que desconhecem. Só descobrem quando os sintomas aparecem”, explicou Gilberto.

Gilberto aconselhou ainda, que as pessoas evitem desentendimento que não levam a lugar algum, que geram desgastes desnecessários. “Pessoas com saúde física e mental conseguem desfrutar a felicidade”, afirmou Schwartsmann.

Por fim, Gilberto reforçou a importância de fazer exames preventivos como: colonoscopia a partir dos 50 anos para homens e mulheres, mamografia que consegue detectar lesões mínimas, exame de próstata a partir dos 50 anos e Papa Nicolau, entre outros.

“A felicidade precisa ser vivida em tempo real”, afirmou Gilberto Schwartsmann.

O evento na integra está disponível no canal da ACPA no YouTube.