MENUPOA 21/11 - Empreendedorismo Feminino: Vencendo tabus e alcançando sonhos

O MenuPOA, realizado nesta terça-feira (21), foi uma homenagem ao empreendedorismo feminino, celebrado no mês de novembro. Para abordar o tema: “Empreendedorismo Feminino: Vencendo tabus e alcançando sonhos”, participaram a advogada, Lúcia Andrade, a CEO do Centro Popular de Compras POP Center, Elaine Deboni, e a presidente da Associação do Comércio e Indústria da Restinga (ACIR), Aline Colombo. A mediação foi da presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Suzana Vellinho Englert.

Na abertura do evento, feito pela presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, a gestora citou alguns momentos emblemáticos na história dos direitos das mulheres, como, o direito ao voto e a mudança no Código Civil, quando as mulheres passaram a não precisar mais da autorização de seus maridos e pais para trabalharem.

Representando todas as mulheres que empreendem, a presidência do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite, recebeu uma homenagem por sua representatividade e pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição. “Essa homenagem dedico a todas as mulheres que aceitaram o desafio de empreender, de transformar vidas e impactam o seu entorno”, declarou Simone.

As convidadas contaram um pouco de suas trajetórias profissionais e pessoais, apresentando ao público os desafios que cada uma enfrentou e ainda enfrentam em suas atuais atividades. Elaine Deboni contou que buscou alternativas para transformar a reputação do POP Center, antigamente conhecido como “camelódromo”. Segundo a empresária, uma das estratégias foi trabalhar com os filhos dos camelôs o comprometimento com o negócio da família. “Fiz um trabalho forte com os filhos dos camelôs de pertencimento. Eles precisavam estimular os pais a irem trabalhar, ter organização. Foi um trabalho de educação”, explicou Elaine.

A CEO trabalhou outros pilares como autoestima, educação financeira, palestras e orientações da Receita Federal de como fazer o recebimento correto de uma mercadoria.

A presidente da Associação do Comércio e Indústria da Restinga (ACIR) se inseriu no bairro Restinga quando ela e o marido estavam em busca de um terreno amplo para a instalação da empresa da família. De acordo com Aline, os desafios diários são muitos. “Enfrentamos todos os tipos de desafios: social, econômico, intelectual. As pessoas muitas vezes não acreditam no meu potencial”, confessou. A empresária complementa: “Estamos vivendo em bolhas, onde são poucos os que saem da zona de conforto para fazer alguma coisa para o próximo”.

Para a advogada e coordenadora do NuME, Lúcia Andrade, o autoconhecimento permite superar as críticas. “Tu precisas ser verdadeira com si mesma, se conhecer. O autoconhecimento é poderoso”, afirmou Lúcia.

Ao finalizarem suas participações, as convidadas deixaram suas mensagens para o encerramento do evento. A presidente da ACIR, Aline Colombo, afirmou que o trabalho realizado na Associação não é perfeito, mas é bem feito. “Realizado a várias mãos”, destacou.

Elaine Deboni agradeceu a oportunidade de falar para um público tão especial  e revelou que foi a sua primeira participação como palestrante em um evento empresarial em uma entidade. Já a coordenadora do NuME reforçou a importância dos núcleos no apoio e no desenvolvimento dos negócios e das empreendedoras. “É uma rede de apoio e desenvolvimento que ajuda a todas”, finalizou Lúcia.

O evento na integra está disponível no canal da ACPA no YouTube.