MENUPOA: Um Caminho Novo para a Rua Voluntários e o 4° Distrito

Duas regiões de extrema importância para o desenvolvimento de Porto Alegre, a Rua Voluntários da Pátria e o 4º Distrito foram tema no MenuPOA, realizado durante reunião-almoço desta terça-feira (20/06) na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, em sua fala de abertura destacou a relevância que a entidade dá para o tema. “A Associação Comercial de Porto Alegre entende que a rua Voluntários da Pátria e o 4º Distrito e seu entorno constituem uma excelente oportunidade para modernizar os conceitos e práticas urbanas de Porto Alegre dentro da ótica de convívio harmônico entre ambientes residenciais e de negócios, em conjunto com qualidade estética e ambiental”, enfatizou Suzana.

O conselheiro da ACPA e vice-presidente da Associação das Empresas Humaitá-Navegantes, Luiz Carlos Camargo iniciou a conversa destacando que o 4º Distrito não é composto apenas pela Rua Voluntários da Pátria. “Precisamos pensar o 4º Distrito como um todo. Ele é composto pelos bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos, e com eles todos os problemas a serem resolvidos”, esclareceu Camargo.

O diretor da agência UrbsNova Design Social Distrito Criativo de Porto Alegre, Jorge Piqué iniciou sua fala apresentando um panorama da Voluntários da Pátria e alguns detalhes da proposta sugerida para a via. “A partir da Lei Complementar Nº960, de 5 de outubro de 2022, inciso VIII, parágrafo 1°, serão objeto de ações que envolvem, entre outras, a valorização do patrimônio edificado, valorização da identidade local duplicação e amplificação dos passeios entre outros beneficiamentos”. Piqué defendeu a criação de um projeto único para toda a Voluntários. Sem fragmentação. Criar um horizonte para que investidores possam perceber a região para o futuro”.

Através de uma consulta pública as pessoas manifestaram interesse em ter uma região com melhor aproveitamento do espaço público. Segundo Piqué, as pessoas querem um passeio para caminhar, ciclovia, uma região mais arborizada.

O diretor do escritório +4D da prefeitura de Porto Alegre, Vicente Perrone, enfatizou o empenho do prefeito, Sebastião Melo e do vice-prefeito, Ricardo Gomes em trazer algo prático, revolucionário e realmente forte para o 4° Distrito. “Lembrando sempre que quem faz o 4º Distrito são as empresas, as pessoas, os moradores é quem vive aquela região todos os dias”, destacou Perrone.

De acordo com o diretor do escritório +4D, ao pensar o modelo desejado para a região foi estabelecido três pilares inclusivos visando o desenvolvimento econômico e na participação da prefeitura no Programa +4D, que são: um regimente urbanístico altamente liberalizante do ponto de vista de possibilidades, unindo desenvolvimento econômico, urbanístico, sustentabilidade junto a uma liberdade econômica.

O segundo papel da prefeitura é um agressivo e irrestrito programa tributário com redução para a região. Perrone citou o exemplo para as novas construções. “Cada construção nova, tanto para uso comercial ou residencial não pagam IPTU por 15 anos”. O terceiro pilar são as obras estruturantes com recursos internacionais. “Temos R$1 bilhão de reais em processo de aprovação para os investimentos na região”, revelou Perrone ainda que o valor deve estar disponível no primeiro semestre de 2024.

O evento completo está disponível no canal da ACPA no YouTube e Spotify.