Parceria do Banrisul valoriza e fortalece a Casa de Cultura Mario Quintana

 

O Banrisul, comprometido com o enriquecimento cultural da comunidade gaúcha, deixou uma marca notável na cena artística ao participar intimamente da criação da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), um dos ícones culturais do Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos, a CCMQ – que completou 33 anos na segunda-feira (25) – se tornou um centro cultural vibrante e, com o apoio do Banco, desempenha um papel fundamental na promoção das artes, literatura e música no Estado.

 

A história da CCMQ tem início em 1980, quando o Banrisul compra o antigo prédio do Hotel Majestic, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Em 1982, o Governo do Estado adquire o Majestic e, um ano mais tarde, o prédio é arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura.

 

Como forma de valorizar e preservar o local, em 2021, o Banrisul patrocinou, mediante Lei Rouanet, o projeto para a manutenção e a readequação da CCMQ. A reforma buscou aprimorar e adaptar o prédio com recursos de acessibilidade nas áreas de uso comum, gerando, assim, consciência de cidadania e inclusão.

 

E o compromisso do Banrisul não se limita apenas à restauração física do espaço, ele também apadrinha a programação de atividades da CCMQ. Isso significa que, graças ao apoio da instituição, o público tem a oportunidade de desfrutar de uma ampla variedade de eventos artísticos, exposições, apresentações teatrais e musicais.

 

De acordo com o presidente Fernando Lemos, a iniciativa reforça o compromisso duradouro do Banrisul com o enriquecimento cultural da comunidade gaúcha e o incentivo à apreciação das artes. “Esse é um exemplo inspirador de como um banco público pode desempenhar um papel fundamental na preservação e promoção do patrimônio artístico do Estado; com o Banrisul à frente, a cultura e a arte continuam a prosperar no Rio Grande do Sul”, destaca.

 

Cinemateca Paulo Amorim – Espaço Banrisul de Cinema

O Banrisul estende, ainda, seu apoio à Cinemateca Paulo Amorim, que reúne as três salas de cinema da CCMQ: Sala Paulo Amorim, Sala Eduardo Hirtz Sala Eduardo Hirtz e Sala Norberto Lubisco. Com isso, o local ganhou um “sobrenome”: passando a ser chamado de Espaço Banrisul de Cinema. Para os clientes do Banco, há um benefício adicional: ao apresentarem seu cartão Banrisul, recebem um desconto de 50% nos ingressos.

 

Apoio da Vero

Em 2022, a Vero também participou da manutenção desse edifício histórico e icônico de Porto Alegre. O apoio, por meio da Lei Rouanet, oportunizou melhorias e a aquisição de novos equipamentos para as salas de cinema Norberto Lubisco e Paulo Amorim. Além disso, proporcionou a modernização do Teatro Bruno Kiefer da CCMQ – um dos principais palcos teatrais do Estado.

 

Sobre o poeta Mario Quintana

Mario Quintana, renomado poeta e escritor brasileiro, viveu uma vida marcada pela sensibilidade artística e pela literatura. Nascido em 1906, em Alegrete, Quintana trabalhou como jornalista e tradutor, mas é principalmente lembrado por sua poesia, caracterizada pela simplicidade e profundidade, refletindo sobre temas como o cotidiano, a solidão e a passagem do tempo.

 

Publicou mais de 20 livros, sem contar as antologias. Sua obra conquistou admiradores ao redor do mundo, tornando-se um dos ícones literários do Brasil, e sua influência perdura como um legado significativo na literatura brasileira até os dias de hoje. Quintana faleceu em 1994, deixando um rico acervo de poesia que continua a inspirar gerações de leitores e escritores.

 

O poeta morou no Hotel Majestic de 1968 a 1980 e foi imortalizado na Casa de Cultura que leva seu nome, espaço que se constitui como um dos centros culturais mais importantes do País, referência simbólica do patrimônio cultural gaúcho.

 

Visite a CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana conta com teatros e salas de espetáculos; salas de cinema; exposições de arte de artistas locais, nacionais e internacionais; uma extensa biblioteca; uma discoteca (acervo de discos de vinil); uma brinquedoteca; o Jardim Lutzenberger; restaurantes e lojas. O espaço oferece uma variedade de cursos e oficinas relacionados à arte, literatura e cultura, e é palco para uma gama de eventos ligados a economia circular e a todas as formas de arte.

 

Parte da Casa também é dedicada à preservação da memória de Mario Quintana, incluindo manuscritos, documentos relacionados à sua vida e obra, e o Quarto do Poeta, uma reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais do escritor.

 

A CCMQ está localizada na Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita e existe, ainda, possibilidade de mediação. Agendamentos podem ser realizados pelo e-mail visitaccmq@gmail.com. Mais informações sobre a Casa e sua programação podem ser acessadas https://www.ccmq.com.br