Projeto 60 +: Primeiro dia de mentoria

O primeiro dia de mentoria do Projeto 60+ aconteceu nesta terça-feira (26), na sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Os mentorados foram recebidos em um ambiente acolhedor e receptivo com um café de boas-vindas, que proporcionou a integração do grupo.

 

Entre os 18 participantes da turma está Emília Fattori, 66 anos, psicóloga. Após atuar mais de 20 anos na área de saúde e como consultora do Sebrae, a profissional dedicou os últimos dois anos a auxiliar o filho, durante a pandemia, e a nora, que abriu uma padaria.

 

De acordo com Emília, ela está em uma fase da vida que quer trabalhar de uma maneira mais leve. Revelou ainda que está entusiasmada para ver o conteúdo do Projeto 60 + e se integrar com os outros participantes.

 

Já para Julio Cezar Hilzendeger, 67 anos, aposentado, executivo de TI por mais de 50 anos, a mentoria é uma oportunidade de servir a quem precisa. “Aprender como colocar a minha experiência à disposição para que eu possa também me sentir útil, uma vez que é muito difícil ficar em casa”, falou Hilzendeger.

 

Marcus Ronsoni, doutor em psicologia social é o instrutor da turma e contou um pouco sobre o que os participantes podem esperar dessa mentoria. Segundo Ronsoni, o conceito de sabedoria que consta no dicionário é um conceito antigo. Ele questiona: “onde está a sabedoria, na experiência? Ou a sabedoria está na capacidade de fazer a pessoa encontrar a sua própria resposta? Esse é um ponto que vamos discutir”.

 

O instrutor comentou que escuta bastante de outros profissionais da área do ensino que aprendem mais do que ensinam. “Passamos o tempo querendo ensinar e esquecemos de entender como eles aprendem e o que eles querem aprender”, afirma Ronsoni. “A mentoria, neste conceito, é muito mais de termos a maestria do conhecimento. Principalmente a mentoria de negócios, pois não há uma receita para isso. É a minha experiência para ajudar a pensar no novo”, finalizou.

 

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, contou em sua fala como o projeto surgiu, agradeceu o empenho das equipes da ACPA e Sebrae no desenvolvimento da ação e fez uma homenagem à vice-presidente de Inclusão Social e Diversidade, Monica Riffel que participou ativamente da construção do projeto. Monica faleceu no mês de agosto.

 

O analista de relacionamento do Sebrae RS, Álvaro Fossati também deu falou ao grupo, quando comentou sobre a parceria que a instituição mantém de longa data com Marcus Ronsoni. “Marcus tem uma metodologia validada e consolidada, mas a forma que vocês vão absorver o conteúdo é muito relevante. Queremos a avaliação de vocês”, explicou Fossati.

 

O projeto-piloto de mentoria do 60+ está dividido em dois módulos. O primeiro aconteceu na terça-feira (26) e o próximo encontro acontece no dia 03 de outubro.