O ano de 2023 para a ACPA

O ano de 2023 foi especial para a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Em fevereiro, iniciaram-se os festejos pelo aniversário dos seus 165 anos, que terminam exatamente um ano depois, em fevereiro de 2024. Ao longo desse período, a entidade recebeu homenagens na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Além das Instituições públicas, o legado foi reconhecido também por organizações privadas, como a OSPA e o Theatro São Pedro.

 

“Nós entendemos que essas homenagens se referem a todos que passaram pela ACPA e que a fizeram uma entidade que representa os empreendedores”, reflete Suzana Vellinho Englert, presidente da ACPA.

 

A continuação dessa história está ganhando novas páginas. Em março de 2024, será lançado o livro comemorativo ao seu aniversário, que traz a história do empreendedorismo em Porto Alegre iniciada pelos primeiros imigrantes. De acordo com Suzana, a obra terá entrevistas com pessoas que relatam o que significou o desenvolvimento do empreendedorismo na cidade. “A publicação será para a consulta de informações históricas, que se conectam com os acontecimentos sobre o desenvolvimento do comércio local”, aponta.

 

O ano de 2023 foi também de muito trabalho. Foram realizados 37 eventos, que já estão consolidados no calendário anual da ACPA, sendo 24 MenuPOA, 12 Bom Dia Associado e a 3° edição do Prêmio Paulo Vellinho.

 

Nos Menus temas como: “Turismo de Porto Alegre: Desafio Atuais e Futuros”, “E Agora Porto Alegre? O que fica do South Summit Brazil como legado para a cidade?”, “Os desafios da Educação para o Século XXI”, “Os desafios dos shoppings na era digital”, foram alguns dos assuntos abordados pelos especialistas convidados.

 

O Bom Dia Associado também contou com um time profissional para tratar de pautas como inovação, sustentabilidade nos negócios, educação especial e estratégias jurídicas.

 

As ações desenvolvidas ao longo do período geraram visibilidade para a entidade, atraindo, dessa forma, novos associados, em sua maioria pequenos empresários, que se identificaram com os propósitos pelos quais a ACPA trabalha.

 

A exposição da Associação atraiu também novas empresas patrocinadoras e apoiadoras para os eventos e ações promovidas. Esse movimento possibilitou qualificar ainda mais as entregas realizadas pela entidade.  

 

Pautas que impactaram diretamente a vida do empresário foram abordadas de forma direta com o Executivo e Legislativo de Porto Alegre. Um dos movimentos da diretoria foi contra o aumento do ICMS proposto pelo Governo do Estado. Foram diversas reuniões com outras entidades, publicações na imprensa e reuniões com deputados federais para que a união de esforços gerasse o melhor caminho.  

 

O ano de 2023 trouxe muitos acontecimentos, mas um deles se destacou dentro das realizações: o Projeto 60+. A ação foi um movimento inédito no País, liderado por pela Associação Comercial em parceria com o Sebrae RS, e que terá continuidade em 2024.   

 

E assim foi o ano de 2023 na ACPA. Muitas entregas com a certeza de que a entidade está no caminho certo para fortalecer cada vez mais os norteadores que impulsionam o empreendedorismo.  

 

Que venha 2024!