
O BOM DIA ASSOCIADO, ocorrido no dia (27/03), teve como tema “ NRF 25: colocando em prática as inovações e inspirações”.
29 abril, 2025O primeiro Bom Dia Associado do ano, evento realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) na manhã do dia (27/03), abordou o maior evento de varejo do mundo: a NRF 2025, que aconteceu em Nova York, no mês de janeiro.
Para falar sobre o tema, três especialistas participaram do encontro: O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Carlos Klein, a Head de Comunicação e Marketing do Sindilojas Porto Alegre, Diana Lienert, e a editora da coluna Minuto Varejo do Jornal do Comércio, Patrícia Comunello.
Antes do painel principal, a vice-presidente da ACPA, Ana Cláudia Bestetti, deu as boas-vindas aos presentes e destacou o compromisso que a entidade possui com os temas importantes para o empreendedor. “A Associação Comercial está atenta aos movimentos que integram o ecossistema da inovação, economia e tendências do mercado. Por isso, trouxe para o primeiro Bom Dia Associado do ano o NRF 2025”, enfatizou Ana.
A Inteligência Artificial (IA) não vai substituir a trabalho humano. Essa afirmação foi unânime entre os especialistas convidados do evento. “A IA chegou para mudar a forma de trabalho. Melhorar a eficiência dos processos existentes e a criação de outros que sejam necessários”, explicou a Head do Sindilojas POA, Diana Lienert.
Para o vice-presidente da CDL, Carlos Klein, a IA está cada vez mais presente no cotidiano dos negócios, mas fazer o básico, como ter um ambiente receptivo e atendimento de qualidade alinhado com uma comunicação ativa e efetiva, continuam sendo o caminho para o crescimento dos negócios.
A personalização e a customização dos serviços e produtos é outra tendência vista pelos especialistas durante o evento. “A criatividade humana é o diferencial no uso da inteligência artificial. As ferramentas estão ao alcance de todos, mas quem vai se destacar é quem usar a capacidade criativa”, comentou Diana.
A mediadora, Patrícia Comunello, falou sobre uma tendência vista em muitas lojas, que é a comercialização de roupas seminovas da própria marca, lembrando muito brechós dentro das lojas. Essa convergência, segundo ela, dá opções para o consumidor. “A preocupação em consumir marcas que têm uma prática sustentável está cada vez mais presente no comportamento do consumidor. Ou seja, as marcas precisam estar alinhadas com os seus públicos”, explicou Patrícia.
Trabalhar com a verdade nas práticas e na comunicação com os clientes é uma dica compartilhada pelos especialistas. Segundo eles, a transparência na relação é o bem maior do negócio.
Diana ainda deixou uma importante dica ao público presente: “Fiquem muito atentos ao TikTok. Quem não usa, comece a usar. O TikTok Shop está chegando”, alertou.
Homenagens e novos associados
No Bom dia Associado, as empresas associadas aniversariantes receberam uma placa da Associação Comercial reconhecendo a relevância delas no desenvolvimento econômico de Porto Alegre.
A Casa Clima Aquecedores, que completou 20 anos em exercício, e a Companhia Zaffari, pelos seus 90 anos.
Ainda, foram entregues aos novos associados os certificados de membros da entidade. Ambas as entregas foram realizadas pela vice-presidente da ACPA, Ana Cláudia Bestetti.
Conheça os novos associados:
Ademicon, Aglai Correia Noer, Carolina Patricia Fritzen, Harmoniza Vinhos, Maila Networks, Marchet Kuhn Advocacia e Consultoria Jurídica, Mhel Ateliê de Costura e Sensus RS Tecnologia Ltda.