O MENU POA, ocorrido no dia (11/03), teve como tema “Compromisso com o Futuro: Desafios do Novo Mandato”.

O primeiro MenuPOA do ano, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), quebrou o protocolo de tradicionalmente abrir as atividades do evento é com a participação do prefeito da cidade.

 

Nesta edição, a convidada foi a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worn, que está como prefeita em exercício.

 

O tema “Compromisso com o futuro: Desafios do novo mandato” foi apresentado pela vice-prefeita. Betina falou sobre assuntos que estão na pauta da cidade, entre estes, as ações para a prevenção de novas cheias. 

 

Na fala de abertura, a presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, enfatizou que o MenuPOA foi alusivo ao mês da mulher, celebrado em março, e destacou a trajetória de vida da vice-prefeita como bem consolidada e cheia de desafios, mas também de conquistas. “Betina representa a força da mulher em espaços predominantemente ocupados por homens”, complementou Suzana.

 

Antes de iniciar sua apresentação, Betina destacou uma das bandeiras da gestão de Sebastião Melo: o ambiente favorável e simplificado para o desenvolvimento de novos negócios.

 

Medidas relacionadas à prevenção de novas cheias foram apresentadas. Entre estas estão o alteamento do Dique Sarandi, a reforma das casas de bombas e de  bocas-de-lobo, o fechamento de comportas da avenida Mauá, as novas estruturas de bombeamento e a automação do sistema de bombas. 

 

As estações de bombeamento de água também estão no plano de ação da prefeitura. Foram realizadas as reconstruções de estações de bombeamento da Ilha da Pintada, Menino Deus, Moinhos de Vento, São João e Tristeza.

 

“As obras emergenciais estão sendo realizadas com várias fontes de recursos e totalizam 521 milhões de reais”, apresentou Betina.

De acordo com a vice-prefeita, todas as 23 casas de bombas estão em funcionamento, assim como as vistorias nas 11 estações de bombeamento de água pluvial.  

Outras medidas já estão em funcionamento como o Centro de Monitoramento e Alerta (CEMADEC), que realiza monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico exclusivo para Porto Alegre. 

 

Medidas que serão implementadas também foram apresentadas, como a formação de uma equipe técnica formada por oito técnicos realizando a leitura de dados de estações hidrometeorológicas, radares e satélite com emissão de boletins diários, semanais e mensais para a capital. Já foram liberados R$ 6 bilhões em recursos para as obras das futuras ações relacionadas às cheias.

 

Ainda dentro do contexto das enchentes que atingiram Porto Alegre e o estado, a vice-prefeita enfatizou o papel dos voluntários. “O voluntariado é importante e valioso para qualquer situação. Sem essa força humana, mesmo a nação mais rica do mundo conseguiria reagir”.

Ao finalizar, Betina comentou que as ações precisam ser coordenadas junto com o Estado e municípios, pois o impacto e os prejuízos são sentido por todas as regiões.