1. INFORMAÇÕES GERAIS
Leia com atenção: Esta Política tem o objetivo de descrever de que forma sua privacidade é protegida quando coletamos, compartilhamos, armazenamos e excluímos seus dados pessoais. Além disso, essa política informa os direitos do usuário e esclarece quando e como poderá exercê-los.
Esta Política se aplica a todos os usuários e potenciais usuários dos serviços da Associação Comercial de Porto Alegre, incluindo site, landing pages e blog.
Esta Política não se aplica para Sites de Terceiros, mesmo que você os acesse por links contidos em nosso site, pois não estão hospedados em nosso ambiente ou sob responsabilidade nossa. O usuário deve ler cuidadosamente as Políticas desses Sites de Terceiros para avaliar se está ou não de acordo com as mesmas.
O Usuário, ao concordar com esta Política, declara que todo e qualquer fornecimento de Dados Pessoais para nossos serviços é de forma consciente e livre.
Ao acessar nossos serviços, o Usuário declara, ter no mínimo 18 (dezoito) anos, e estar plenamente capaz para aceitar esta Política e todo e qualquer Termo de Uso. Nossos serviços não foram desenvolvidos para menores de idade. Portanto não coletamos intencionalmente Dados Pessoais de menores, e os casos específicos fazemos sempre com consentimento expresso de seus responsáveis.
A Associação Comercial de Porto Alegre recomenda que você leia atentamente esta Política de forma inteira para garantir que esteja plenamente informado.
2. QUEM CONTROLA OS SEUS DADOS
O controlador é aquele a quem compete as decisões sobre o tratamento de dados pessoais. Para aplicação desta política, a Associação Comercial de Porto Alegre é o Controlador de Dados. Abaixo dados:Dados do Controlador
- Nome: Associação Comercial de Porto Alegre
- CNPJ: 92.807.700/0001-00
- Endereço: Largo Visconde do Cairú 17 – 8º andar – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
- Telefone: (51) 3398-2008
Dados do Encarregado de dados (DPO)
O encarregado de proteção de dados (DPO – Data Protection Officer) nomeado Associação Comercial de Porto Alegre é o Sr. Juarez Lopes Fortes que pode ser contatado pelo e-mail dpo@associacaocomercialpoa.com.br.
Caso tenha qualquer questão ou preocupação sobre esta Política de Privacidade ou o tratamento de dados, por favor, entre em contato que teremos satisfação de esclarecer e/ou atender à sua solicitação.
Quando recebemos uma dúvida de privacidade ou alguma solicitação sobre esse tema, nossa equipe efetua uma triagem e responde à questão apresentada. Caso seja algo de natureza mais específica, iremos trabalhar no levantamento de mais informações para retornar, sempre tomando as medidas necessárias segundo a viabilidade técnica e operacional da Associação Comercial de Porto alegre.
Caso tenha recebido alguma comunicação da Associação Comercial de Porto Alegre e não deseje mais receber, por favor nos avise por meio do link “descadastre” geralmente presente na respectiva mensagem, dependendo da natureza, ou envie-nos um e-mail para dpo@associacaocomercialpoa.com.br.
3. QUAIS DADOS COLETAMOS
Ao utilizar nosso site ou se relacionar com a Associação Comercial de Porto Alegre, nós podemos coletar algumas informações importantes, que podem identificar você como indivíduo (“Dados Pessoais”), para que possamos prestar um atendimento adequado.
De modo geral coletamos seus Dados Pessoais quando:
- a) Você nos fornece diretamente
1 – Ao se cadastrar para se associar à Associação Comercial de Porto Alegre coletamos informações importantes como: nome, e-mail, telefone, CPF, empresa que trabalha, data de nascimento, informações de faturamento, entre outras.
2- Quando usar um Serviço de Terceiro (ex: Google ou Facebook) para se cadastrar em algum Serviço nosso, receberemos dados pessoais através deste Terceiro, mas isso ocorrerá apenas se você tiver autorizado a plataforma do mesmo a compartilhar conosco os seus dados.
3- Ao se cadastrar para receber informações sobre nossos serviços e produtos, iniciativas (ex: materiais, eventos, treinamentos, etc) ou novidades que entendermos ser relevantes para você, podemos coletar: nome, e-mail, empresa que trabalha, cargo, entre outras.
4- Quando você realiza algum contato com nossa equipe (ex: comercial, eventos, administrativa ou financeiro), para solicitar atendimento ou informações, em eventos ou treinamento, entre outras situações semelhantes, podemos coletar: nome, e-mail, empresa que trabalha, cargo, telefone, etc.
- b) Ao interagir com nossos serviços
- Quando você acessa nossos serviços (sites, portais, aplicações, etc) podemos coletar dados como: endereço IP, tipo do seu browser, sistema operacional, características do dispositivo de acesso, localização, operadora, idioma, cliques durante a navegação, páginas acessadas, tempo e duração do acesso, entre outros; para realizar essas coletas podemos usar tecnologias como cookies, pixel tags, beacons, local shared objects, entre outras.
- c) Outras pessoas nos fornecem
- Coletamos Dados Pessoais, ocasionalmente, por meio de Terceiros que tenhamos confiança e que nos fornecem, como parceiros de marketing ou outros serviços, clientes realizando indicação de empresas que possam ter interesse por nossos serviços, etc. Nessas situações podemos coletar informações como: nome, e-mail, empresa que trabalha, telefone, cargo, idade, informações profissionais e educacionais, etc.
- d) Buscamos em fontes públicas
- Podemos coletar dados públicos de redes sociais como o Linkedin, por exemplo. Nesses casos podemos coletar dados como: nome, empresa que trabalha ou trabalhou, cargos assumidos, histórico profissional e educacional, publicações, etc.
4. COMO USAMOS SEUS DADOS PESSOAIS
A Associação Comercial de Porto Alegre usa seus Dados Pessoais em situações como as descritas a seguir:
- Quando nos fornece seus Dados, por meio de cadastros, para receber informações sobre a Associação Comercial de Porto Alegre, nossos serviços, ou informações relevantes de nossos parceiros de negócio.
- Ao observarmos suas interações com nossos serviços para melhoramos sua experiência, seja em performance, simplicidade no uso, preferências, entre outras coisas semelhantes.
- Ao enviarmos informações que consideramos relevantes para você, como atualizações desta Política, dos Termos de Uso, novidades, melhorias ou alterações em nossos Serviços, entre outras.
- Quando gerenciamos o relacionamento com nossos associados e parceiros, sempre dentro das nossas responsabilidades e atribuições, assim como para atender as expectativas desta relação.
- Ao gerenciarmos nossas operações de negócios, analisando e aprimorando nossos serviços, através da observação de uso, inclusive avaliando performance de nossas ações, serviços e produtos.
- Quando realizamos transações financeiras, por exemplo quando você efetua um pagamento por um serviço contratado, ou quando pagamos alguém em função de um débito devido pela nossa Associação.
- Quando nos comunicamos com você, por assuntos que entendemos por boa-fé relevante e de seu interesse, como informativos da associação, comerciais ou administrativos, convites, lembretes, confirmações, agradecimentos, pesquisas de satisfação, entre outras.
- Ao gerenciarmos nosso relacionamento com você, como cliente potencial ou ativo, em função de participação em treinamentos, eventos, ações promocionais ou outras iniciativas.
- Quando gerenciamos o relacionamento com nossos colaboradores, candidatos a uma vaga de trabalho, prestadores de serviços e fornecedores.
- Para gerenciarmos riscos, precisamos garantir a segurança das informações de nossos serviços, monitorando nossas operações, seja por meio da nossa equipe interna ou terceiros, de auditorias internas ou externas, sempre no combate a desvios éticos, ineficácia de processos e serviços, prevenção de fraudes, inibição de atividades ilegais e/ou inadequadas, ou infrações desta Política ou Termos de Uso.
- Para protegermos os ativos e direitos da Associação Comercial de Porto Alegre e dos nossos colaboradores, clientes e parceiros.
- Para protegermos e defendermos os interesses legítimos da Associação Comercial de Porto Alegre.
- Quando cumprimos acordos contratuais entre a Associação Comercial de Porto Alegre e sua empresa.
- Para estarmos em conformidade com a legislação aplicável, colaborar com ordem judicial, assim como, ocasionalmente, atender obrigação de reportar atividades específicas para autoridade competente.
5. COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS
Associação Comercial de Porto Alegre não comercializará seus Dados Pessoais.
Para alcançar as finalidades mencionadas nesta Política, podemos compartilhar com nossos colaboradores para execução de suas legítimas atribuições dentro da nossa instituição, assim como prestadores de serviços, governo, entre outros. Sempre dentro dos limites da Lei.
Veja a seguir com quem podemos compartilhar seus Dados Pessoais:
- Com empresas e indivíduos contratados pela Associação Comercial de Porto Alegre para execução de determinadas atividades, necessárias ao nosso negócio, como por exemplo para a realização de eventos, suporte às nossas tecnologias, provedores de serviços tecnológicos em nuvem, serviços contábeis, marketing, empresas parceiras no desenvolvimento de atividades comerciais, parceiros no provimento de benefícios aos colaboradores, em razão de serviços jurídicos, entre outros.
- Instituições financeiras, para transações devidas, incluindo empresas de meios de pagamento, no momento que você efetivar algum pagamento de nossos serviços, que será feito exclusivamente para viabilizar a compra que você realizou.
- Com o público em geral, sempre que você postar comentários em nossos blogs, publicações ou outros recursos disponíveis através dos nossos serviços, incluindo por meio das Redes Sociais.
- Para terceiros com a finalidade de detecção e proteção contra a fraude, ou quaisquer vulnerabilidades técnicas ou de segurança.
- Para entidades judiciais ou administrativas, mediante ordem judicial ou requerido por autoridades que possuem competência legal para tal.
6. RETENÇÃO DE DADOS
Os Dados Pessoais que tratamos são mantidos pelo tempo necessário para atingir as finalidades descritas nesta Política.
Se assim desejar, faremos nosso melhor esforço técnico para eliminar ou anonimizar seus Dados Pessoais, a menos que sejamos autorizados ou obrigados a mantê-los.
Situações em que os Dados Pessoais podem ser mantidos por mais tempo:
- Atender obrigações legais.
- Para atender nossos interesses legítimos, de realização de prova, e demais situações que visam garantir a confiabilidade, como prevenção a fraudes ou garantir a segurança das informações ou a privacidade de titulares.
7. SEUS DIREITOS
A Associação Comercial de Porto Alegre respeita e garante seus direitos. Em particular, você tem direitos como:
- Confirmação da existência de tratamento.
- Acesso aos dados.
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados.
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei de Proteção de Dados Pessoais brasileira.
- Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial.
- Eliminação dos Dados Pessoais tratados com o consentimento do titular.
- Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados.
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa.
- Revogação do consentimento.
Caso você deseje exercer seus direitos, ou mesmo tirar dúvidas sobre o tratamento sobre seus Dados Pessoais, entre em contato pelos canais de comunicação do nosso site institucional ou pelo e-mail dpo@associacaocomercialpoa.com.br. As solicitações serão recebidas, analisadas pela nossa equipe e as providências adequadas serão tomadas.
A Associação Comercial de Porto Alegre empreenderá todos os esforços para atender as solicitações no menor tempo possível, respeitando a legislação vigente.
8. COMO PROTEGEMOS AS SUAS INFORMAÇÕES
A Associação Comercial de Porto Alegre emprega os melhores esforços para respeitar e proteger suas informações pessoais.
Procuramos adotar medidas técnicas e organizacionais razoáveis para proteção de dados. Embora exista um forte empenho no sentido de assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, note que nenhum sistema é completamente seguro, uma vez que a internet possui sua estrutura de segurança em permanente aperfeiçoamento.
Se tiver razões para acreditar que, no relacionamento com a Associação Comercial de Porto Alegre, a proteção dos seus Dados Pessoais e da sua privacidade foram comprometidas, entre em contato conosco de imediato pelos canais orientados nesta Política de Privacidade.
9. COOKIES
O que são Cookies?
Os cookies são pequenos arquivos de texto que são colocados no seu computador pelos sites que você visita. Eles são amplamente usados para fazer com que os sites funcionem ou funcionem com mais eficiência, além de fornecer informações aos proprietários do site.
Posso desativar estes cookies?
Com exceção dos cookies necessários, que permitem o funcionamento do site, você não é obrigado a autorizar a utilização dos cookies.
Nosso site não faz a coleta automática de cookies, desta forma, caso deseje ter uma melhor e completa experiência em nosso site, sugerimos que você autorize todos os cookies.
Você também pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador (consulte a Ajuda do navegador para saber como fazer isso). Esteja ciente de que a desativação de cookies afetará a funcionalidade deste e de muitos outros sites que você visita. A desativação de cookies geralmente resultará na desativação de determinadas funcionalidades e recursos deste site. Portanto, é recomendável que você não desative os cookies.
O que acontece seu eu rejeitar um ou vários cookies?
Acaso você opte por não autorizar alguns ou todos os cookies, algumas funcionalidades do site podem não funcionar corretamente.
Como escolho as preferências de cookies e quais desejo aceitar ou rejeitar?
Você pode alterar suas preferências de cookie a qualquer momento, clicando no ícone de privacidade que se encontra sempre no canto inferior direito de nosso site e ajustar suas preferências.
Após acessar as configurações de preferência, basta o usuário escolher quais deseja aceitar/rejeitar. Poderá ser necessário atualizar a página para que suas configurações entrem em vigor.
10. ALTERAÇÕES DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A Associação Comercial de Porto Alegre pode ocasionalmente alterar ou atualizar, total ou parcialmente, esta Política de Privacidade, para cumprir a lei ou atender requisitos operacionais, técnicos, administrativos ou comerciais da organização. Quando atualizarmos ou alterarmos, tomaremos medidas com objetivo de informá-lo. Poderemos notificá-lo por meio da alteração da data de revisão deste documento em nosso site institucional, de avisos nos sistemas, aplicativos, e-mails, ou outros meios. Certifique-se de ler atentamente qualquer aviso desta natureza.
Incentivamos você a periodicamente revisar a data de atualização e/ou esta Política para estar informado sobre nossas práticas e como estamos protegendo sua privacidade e suas informações.
11. LEGISLAÇÃO E FORO
Esta Política de Privacidade e a relação decorrente das ações aqui compreendidas, assim como qualquer disputa em virtude disto será regulada exclusivamente pela legislação brasileira.
Fica eleito o Foro Central da Comarca de Porto Alegre-RS, para dirimir qualquer questão envolvendo o presente documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.
12. GESTÃO DA POLÍTICA
A Política de Privacidade é aprovada pela direção da instituição, composta por sua diretoria.
Porto Alegre, 07 de fevereiro de 2023.