Posse da nova diretoria e lançamento do livro 165 anos da entidade

Na última terça-feira (30/04), aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). A presidente da entidade, Suzana Vellinho Englert, foi reconduzida ao cargo para a segunda gestão (2024-2026).
Em sua fala, a presidente agradeceu aos dirigentes e funcionários da primeira gestão pelos resultados alcançados e mencionou o trabalho realizado por todos os membros da diretoria. “Cá estamos nesta noite, estimados dirigentes, iniciando uma nova etapa em que seremos cogestores da dinâmica na nossa capital. Homens e mulheres, irmanados, doando sua energia e vontade, para de forma mais ampla, perseguir o mesmo ideal por uma cidade pujante, que oferta múltiplas oportunidades aos seus cidadãos”. Suzana ainda completou: “Nesta gestão que está iniciando, vou me dedicar a honrar o convite feito a cada um de vocês, me empenhando na viabilização de projetos e no enfrentamento de quaisquer barreiras que signifiquem limites à construção de novos horizontes e perspectivas”.
Na mesma ocasião ocorreu o lançamento do livro “165 anos da Associação Comercial de Porto Alegre”, que traz a história do comércio e do empreendedorismo na capital dos gaúchos. A responsável pela obra é a historiadora e pesquisadora Suzana Porcello Schilling, que não pode comparecer ao evento, mas deixou uma mensagem gravada, que foi exibida aos convidados. “A obra apresenta muitos protagonistas, que trabalharam para desenvolver a atividade comercial e trazer prosperidade para Porto Alegre. Através das atas, relatórios, álbuns de fotografia, entrevistas e várias outras fontes documentais percebi a grandiosidade dos feitos daqueles que se circularam pelo Palácio do Comércio”, revelou em um dos trechos de sua mensagem.
Para a presidente da ACPA, a leitura do livro demonstra que as dores enfrentadas pelos primeiros empreendedores persistem. “O que mudou são as condições, os personagens e os ambientes em que os obstáculos se apresentam. As páginas nos proporcionam uma viagem no tempo contando a história do comércio e do empreendedorismo de Porto Alegre. O livro ACPA 165 anos é uma ode à coragem, ao destemor daqueles que, em condições muito mais adversas que as atuais, conseguiram se integrar à terra que lhes foi prometida”, definiu.
Confira a composição da nova diretoria:
Diretoria da
Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA