PREFEITURA DE PORTO ALEGRE APRESENTA PROJETO PARA NOVO CENTRO DE EVENTOS

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE APRESENTA PROJETO PARA NOVO CENTRO DE EVENTOS  

 

Na reunião de diretoria da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), realizada na terça-feira (09), o vice-prefeito, Ricardo Gomes, e a Secretária de Parcerias, Ana Pellini, apresentaram para a diretoria, em primeira mão, o projeto para o novo Centro de Eventos de Porto Alegre.  

Antes de iniciar a apresentação, o vice-prefeito agradeceu a parceria da ACPA em todas as questões de relevância para a cidade. “Agradeço, em nome do prefeito Sebastião Melo e em meu nome, o apoio da ACPA por estar ao lado da prefeitura, cobrando quando preciso e apoiando em todas as circunstâncias”, enalteceu Gomes.  

O vice-prefeito esclareceu o motivo pelo qual o terreno ao lado do estádio Beira-Rio não foi o escolhido para a obra, conforme foi aventado inicialmente. Segundo ele, várias empresas gestoras de Centro de Eventos foram consultadas sobre a localização e seria inviável realizar eventos em dias de jogos, uma vez que o calendário das competições é variável, o que inviabilizaria a realização dos eventos no local. “Um local como o Centro de Eventos compete com a estrutura que envolve os jogos, como: trânsito, segurança, acesso, estacionamento, alimentação entre outros”, esclareceu Ricardo Gomes. 

Após as entregas dos trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba, um grupo de trabalho composto de várias secretarias da Prefeitura de Porto Alegre trabalha para viabilizar um espaço inovador com foco em atividades culturais e em turismo de eventos no Trecho 2. 

 

Gomes ainda destacou que o Centro de Eventos será de médio porte e com capacidade para cinco a dez mil pessoas, mas que o complexo no entorno é de médio a grande porte. Complementando o espaço, devem haver também anfiteatro, marina pública, reserva natural para cágados, farol mirante, caminhos e ciclovias, decks e passarelas, área para eventos ao ar livre, parque infantil, cachorródromo, caminhos das flores e estacionamento. Está proposto no projeto também um museu aquário, um hotel flutuante, instituição de Ensino Superior e open mall.  

   

Durante diversas reuniões com entidades empresariais, das quais a Associação Comercial participou, através de seus representantes Paulo Afonso Pereira, do Conselho Superior, e Norton Lenhart, Conselheiro Benemérito, foram recolhidas sugestões para os espaços do Centro de Eventos contemplados no projeto. De acordo com Ricardo Gomes, é um plano que atende aos anseios de muitos anos da cidade.  

“É um projeto que nasce com um aporte considerável de recursos do poder público, mas já nasce concedido. O valor proposto pela empresa é de R$265 milhões, valor será confirmado de acordo com as análises finais”, explicou Ana Pellini. 

A secretária Ana apresentou outros detalhes do projeto. A proposta inclui um aeromóvel, que sairá da frente do Tribunal de Contas, passará pela Câmara de Vereadores, prevê uma parada para acesso ao Centro de Eventos e terminará em frente ao Shopping Praia de Belas. A Marina Pública terá vagas secas e molhadas, oficina, local para a limpeza das embarcações, abastecimento e manutenção.    

De acordo com a secretária, o Centro de Eventos terá um espaço multiuso e outros para a realização de eventos nas áreas médicas, esportiva e gastronômica. “Esta flexibilidade vai permitir ter um grande número de eventos, inclusive, mais de um ao mesmo tempo”, afirmou Ana Pellini.  

O vice-prefeito Ricardo Gomes afirmou que é um projeto que vai conectar ainda mais Porto Alegre. “Estamos em processo de transformação da cidade. Uma cidade mais empreendedora, com melhor ambiente de negócios onde temos muitos desafios”, finalizou.